O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607 |
Resumo: | Esta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças. |
id |
RCAP_455e2a9dbf54afe6ec7f7909bbe4c5b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1607 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em PortugalEducação artísticaFormação de professoresCultura visualArtistic educationTeachers' formationVisual cultureEsta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças.This investigation is based on the analysis of activities and strategies related with the reading of images in Art Expression, in a Primary School. For that we had a qualitative approach, especially on the case study, where a teacher and a group of sixteen pupils of Year 1 and 2, with the ages of 6 and 8. The revision of literature in certain national and international theories related with the concept of the Visual Culture, artistic education concepts and teachers training, made possible the deepening of knowledge that were the basis to the theory of this study. The in loco observations, as well as the analysis of the pupils‟ work, the teacher‟s comments, the reflections of the investigator, pictures of the places and activities, were the basis to the data of this study. The most pertinent results were: the observation of the very low importance of an education to the visual culture; the incapacity of the teacher and the children to read images related with their daily routine; the commitment of a proper education, caused by the absence of strategies and resources connected with the use of images; the need of a continued Primary teachers‟ training, with the collaboration of specialized teachers for the first cycle of the Basic Education as a viable solution and provided for by law; the situation of an healthy trade of the teacher and the pupils; the enthusiasm of the pupils, when doing their artistic tasks; the fact that Primary teachers “see” Plastic Expression as an excellent tool to reinforce the pupils‟ skills in different areas of knowledge; or the way to promote the pupil‟s social and personal development. More studies can be promoted from these precious data, which deserve further attention, mainly by those who have responsibilities in children‟s education.2016-07-18T08:28:05Z2011-05-20T00:00:00Z2011-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1607porBrito, Sueli Pires Freire deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.360134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
spellingShingle |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal Brito, Sueli Pires Freire de Educação artística Formação de professores Cultura visual Artistic education Teachers' formation Visual culture |
title_short |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_full |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_fullStr |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
title_sort |
O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal |
author |
Brito, Sueli Pires Freire de |
author_facet |
Brito, Sueli Pires Freire de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Sueli Pires Freire de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Formação de professores Cultura visual Artistic education Teachers' formation Visual culture |
topic |
Educação artística Formação de professores Cultura visual Artistic education Teachers' formation Visual culture |
description |
Esta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-20T00:00:00Z 2011-05-20 2016-07-18T08:28:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528217755648 |