O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sueli Pires Freire de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607
Resumo: Esta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças.
id RCAP_455e2a9dbf54afe6ec7f7909bbe4c5b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em PortugalEducação artísticaFormação de professoresCultura visualArtistic educationTeachers' formationVisual cultureEsta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças.This investigation is based on the analysis of activities and strategies related with the reading of images in Art Expression, in a Primary School. For that we had a qualitative approach, especially on the case study, where a teacher and a group of sixteen pupils of Year 1 and 2, with the ages of 6 and 8. The revision of literature in certain national and international theories related with the concept of the Visual Culture, artistic education concepts and teachers training, made possible the deepening of knowledge that were the basis to the theory of this study. The in loco observations, as well as the analysis of the pupils‟ work, the teacher‟s comments, the reflections of the investigator, pictures of the places and activities, were the basis to the data of this study. The most pertinent results were: the observation of the very low importance of an education to the visual culture; the incapacity of the teacher and the children to read images related with their daily routine; the commitment of a proper education, caused by the absence of strategies and resources connected with the use of images; the need of a continued Primary teachers‟ training, with the collaboration of specialized teachers for the first cycle of the Basic Education as a viable solution and provided for by law; the situation of an healthy trade of the teacher and the pupils; the enthusiasm of the pupils, when doing their artistic tasks; the fact that Primary teachers “see” Plastic Expression as an excellent tool to reinforce the pupils‟ skills in different areas of knowledge; or the way to promote the pupil‟s social and personal development. More studies can be promoted from these precious data, which deserve further attention, mainly by those who have responsibilities in children‟s education.2016-07-18T08:28:05Z2011-05-20T00:00:00Z2011-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1607porBrito, Sueli Pires Freire deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.360134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
title O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
spellingShingle O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
Brito, Sueli Pires Freire de
Educação artística
Formação de professores
Cultura visual
Artistic education
Teachers' formation
Visual culture
title_short O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
title_full O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
title_fullStr O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
title_full_unstemmed O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
title_sort O lugar da cultura visual nas práticas artísticas do 1º ciclo do ensino básico em Portugal
author Brito, Sueli Pires Freire de
author_facet Brito, Sueli Pires Freire de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Sueli Pires Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Formação de professores
Cultura visual
Artistic education
Teachers' formation
Visual culture
topic Educação artística
Formação de professores
Cultura visual
Artistic education
Teachers' formation
Visual culture
description Esta investigação centra-se na análise de actividades e estratégias relacionadas com leitura de imagens na área de Expressão Plástica, numa Escola Básica de 1.º Ciclo. Para tal optou-se pela abordagem qualitativa, nomeadamente o método de estudo de caso, onde colaborou uma professora generalista e dezasseis alunos do 1.º e 2.º ano, com idades entre 6/8 anos. A revisão de literatura de algumas teorias nacionais e internacionais relacionadas com o conceito de Cultura Visual, concepções de educação artística e formação de professores, permitiu o aprofundamento de conhecimentos que serviram de fundamentação teórica ao presente estudo. A observação in loco, assim como a análise de trabalhos das crianças, comentários da professora, reflexões da investigadora, fotografias dos espaços e actividades, serviram de base à recolha de dados deste estudo. Como resultados mais pertinentes salienta-se: a constatação da pouca valorização de uma educação para a cultura visual; a incapacidade das crianças e da professora de lerem as imagens que os rodeiam no seu quotidiano; o comprometimento de uma aprendizagem adequada, causada pela ausência de estratégias de alfabetização visual; o desconhecimento de estratégias e recursos adequados ao uso da imagem; necessidade de uma formação contínua de professores generalistas com a colaboração de professores especialistas no 1.º Ciclo do Ensino Básico como solução viável e prevista na lei; a constatação da interacção salutar entre alunos e professora; o entusiasmo com que os alunos realizam as suas actividades artísticas; o facto dos professores generalistas „verem‟ a Expressão Plástica como uma excelente ferramenta para reforçar a aprendizagem noutras áreas de conhecimento, ou como forma de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Outros estudos poderão ser realizados a partir destes dados preciosos, que merecem a maior atenção, sobretudo por parte de todos aqueles que têm responsabilidades na educação das crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-20T00:00:00Z
2011-05-20
2016-07-18T08:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528217755648