Caracterização experimental de núcleos de cortiça de configuração alveolar para aplicações em componentes do tipo sandwich
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4235 |
Resumo: | A indústria aeronáutica/aeroespacial está em constate procura de novos materiais, assim como de novos processos. Este desenvolvimento pretende sempre alcançar estruturas leves e de elevada resistência específica, como também de elevada tolerância ao dano e fiabilidade na aplicação. O principal objetivo deste trabalho é realizar a caracterização mecânica do aglomerado de cortiça com configuração alveolar de base NL-10. Como é de conhecimento geral, a cortiça é um material natural, renovável e reciclável com propriedades muito interessantes, nomeadamente térmicas e acústicas. Nesta investigação, utiliza-se uma estrutura semelhante à honeycomb com a finalidade de reduzir a densidade global do material sem perdas de propriedades mecânicas acentuadas. Com a criação de vários provetes, efetuam-se testes mecânicos estáticos, de modo a analisar as suas propriedades mecânicas e os seus modos de falha. Os ensaios mecânicos realizados foram à flexão em quatro pontos, à tração e ao corte, variando os seguintes parâmetros de estudo: padrão, dimensão do furo e espaçamento de parede entre os furos. Os resultados obtidos revelam que a performance deste material pode depender da granulometria da cortiça e também o agente de ligação utilizado. Como conclusão geral constata-se que, o comportamento do material sendo algo irregular com a combinação dos parâmetros em estudo, não apresentam degradação excessiva das propriedades mecânicas específicas, melhorando mesmo em muitos casos. |
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Caracterização experimental de núcleos de cortiça de configuração alveolar para aplicações em componentes do tipo sandwichCortiçaHoneycombModos de falhaFlexãoTração e corteDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasA indústria aeronáutica/aeroespacial está em constate procura de novos materiais, assim como de novos processos. Este desenvolvimento pretende sempre alcançar estruturas leves e de elevada resistência específica, como também de elevada tolerância ao dano e fiabilidade na aplicação. O principal objetivo deste trabalho é realizar a caracterização mecânica do aglomerado de cortiça com configuração alveolar de base NL-10. Como é de conhecimento geral, a cortiça é um material natural, renovável e reciclável com propriedades muito interessantes, nomeadamente térmicas e acústicas. Nesta investigação, utiliza-se uma estrutura semelhante à honeycomb com a finalidade de reduzir a densidade global do material sem perdas de propriedades mecânicas acentuadas. Com a criação de vários provetes, efetuam-se testes mecânicos estáticos, de modo a analisar as suas propriedades mecânicas e os seus modos de falha. Os ensaios mecânicos realizados foram à flexão em quatro pontos, à tração e ao corte, variando os seguintes parâmetros de estudo: padrão, dimensão do furo e espaçamento de parede entre os furos. Os resultados obtidos revelam que a performance deste material pode depender da granulometria da cortiça e também o agente de ligação utilizado. Como conclusão geral constata-se que, o comportamento do material sendo algo irregular com a combinação dos parâmetros em estudo, não apresentam degradação excessiva das propriedades mecânicas específicas, melhorando mesmo em muitos casos.The aeronautical/aerospace industry is in constant search for new materials, as well as new processes. This development aims always to achieve lightweight and high specific strength structures, and also high damage tolerance and reliability in application. The main objective of this work is the mechanical characterization of cork agglomerate NL-10. As is widely known, cork is a natural, renewable and recyclable material with very interesting properties, particularly thermal and acoustic. In this study, a similar honeycomb structure is used in order to reduce density of the material without accentuated losses of mechanical properties. With the creation of several specimens, static mechanical tests are realized in order to analyze their mechanical properties and failure modes. The mechanical tests performed were flexural at four points, tensile and shear, varying the following study parameters: pattern, hole size and spacing wall between the holes. The results show that the performance of this material may depend on the particle size of the cork agglomerate and also the binding agent used. As a general conclusion it appears that the behavior of the material being somewhat irregular with the combination of the parameters under study show no excessive degradation of specific mechanical properties, improving it in many cases.Fael, Paulo Manuel OliveiraSilva, José Miguel Almeida dauBibliorumMeneses, Alexandre José Macedo2016-07-04T10:36:17Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4235TID:201295849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:24.070732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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