Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6157
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Ensino da Biologia e da Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
id RCAP_456f2f1944cc239dc6b79ead19c26e02
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/6157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunosDissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Ensino da Biologia e da Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaO estudo apresentado nesta dissertação debruça-se sobre a Educação Ambiental de um grupo de alunos do ensino básico, em particular as concepções que estes possuem sobre o aumento do efeito de estufa, a destruição da camada de ozono e o esgotamento de recursos naturais. Este estudo divide-se em duas partes fundamentais: um levantamento (survey) das concepções que um conjunto de alunos, de diferentes níveis escolares entre o pré-escolar e o 9.º ano e de diferentes percursos certificadores do 9.º ano, possui sobre os temas acima referidos; uma intervenção sobre um grupo de alunos, seleccionado de entre os anteriores, com o objectivo de comparar as concepções que este possuíam inicialmente com as que desenvolveram após a aplicação de diferentes estratégias de ensino destes mesmos temas. As representações iniciais dos alunos foram investigadas tendo por base um inquérito, administrado na forma de entrevista ou de questionário, levado a cabo em 4 estabelecimentos de ensino, 3 deles situados no concelho de Cascais e 1 no concelho de Odivelas, abrangendo alunos do currículo regular do ensino básico desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade, alunos de currículo alternativo do 9.º ano de escolaridade e ainda alunos de cursos CEF e EFA que conferem certificação do 9.º ano de escolaridade. As diferentes estratégias de ensino aplicadas durante a intervenção, todas elas direccionadas para o esclarecimento das concepções dos alunos sobre o aumento do efeito de estufa e a destruição da camada de ozono, passaram por uma aula de análise documental em quadras com e sem guião orientador, uma aula de pesquisa na internet com guião orientador em díades, uma aula de aplicação de webquest, uma aula expositiva, uma aula de visualização de um filme com e sem guião orientador. As representações que os alunos desenvolveram após a aplicação das diferentes estratégias de ensino foram investigadas tendo por base uma adaptação do inquérito inicial - reportando-se apenas aos conteúdos em detrimento das atitudes - levado a cabo num dos estabelecimentos de ensino, situado no concelho de Cascais, abrangendo um grupo de alunos do currículo regular do ensino básico desde o 6.º até ao 9.º ano de escolaridade.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorFreitas, João Correia deRUNRoque, Ana Luísa Dionísio Martins2011-10-19T11:08:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:12Zoai:run.unl.pt:10362/6157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:44.837838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
title Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
spellingShingle Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
title_short Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
title_full Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
title_fullStr Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
title_full_unstemmed Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
title_sort Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos
author Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
author_facet Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor
Freitas, João Correia de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
description Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Ensino da Biologia e da Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-19T11:08:53Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/6157
url http://hdl.handle.net/10362/6157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137816856231936