"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daniel Christian de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14991
Resumo: O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua.
id URGS_3341b1b2250b56ac613181b5aeade181
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14991
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rosa, Daniel Christian de OliveiraLima, Marilia dos Santos2009-01-29T04:11:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/14991000672981O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua.The following study aims to analyze and present the point of view of a group of students of English as a foreign language as to the usage of roleplaying techniques in the learning process. Ten students of an advanced level group were questioned about their impressions about the work conducted in the classroom and their opinions, which were collected via semi structured interviews, are discussed. The interviews were recorded in tapes and transcribed one year and a half after the term when the students had classes. The primary objective was to examine the answers given by the students to verify, through their point of view, if this exercise is adequate to the purpose of learning the language in a meaningful and pleasurable manner. The techniques are suggested here as a way to provide more interaction alternatives among the students in the classroom and due to their capacity of motivating students throughout their language learning process.application/pdfporLíngua estrangeiraLíngua inglesaEnsinoAprendizagemJogos experimentaisMotivaçãoDissertaçãoLinguística aplicadaRole-playForeign language learningMotivation"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000672981.pdf000672981.pdfTexto completoapplication/pdf878873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/1/000672981.pdf9ae5d89156f429cd6d43d75e45d59123MD51TEXT000672981.pdf.txt000672981.pdf.txtExtracted Texttext/plain301018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/2/000672981.pdf.txt3309c4dd01c038d5100de45b37a21ea1MD52THUMBNAIL000672981.pdf.jpg000672981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/3/000672981.pdf.jpg967516b8a81ed1d9137723eb64a1a067MD5310183/149912018-10-17 09:29:08.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:29:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
title "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
spellingShingle "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
Rosa, Daniel Christian de Oliveira
Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino
Aprendizagem
Jogos experimentais
Motivação
Dissertação
Linguística aplicada
Role-play
Foreign language learning
Motivation
title_short "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
title_full "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
title_fullStr "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
title_full_unstemmed "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
title_sort "Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
author Rosa, Daniel Christian de Oliveira
author_facet Rosa, Daniel Christian de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Daniel Christian de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Marilia dos Santos
contributor_str_mv Lima, Marilia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino
Aprendizagem
Jogos experimentais
Motivação
Dissertação
Linguística aplicada
topic Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino
Aprendizagem
Jogos experimentais
Motivação
Dissertação
Linguística aplicada
Role-play
Foreign language learning
Motivation
dc.subject.eng.fl_str_mv Role-play
Foreign language learning
Motivation
description O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-29T04:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14991
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000672981
url http://hdl.handle.net/10183/14991
identifier_str_mv 000672981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/1/000672981.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/2/000672981.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/3/000672981.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ae5d89156f429cd6d43d75e45d59123
3309c4dd01c038d5100de45b37a21ea1
967516b8a81ed1d9137723eb64a1a067
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308969839788032