"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14991 |
Resumo: | O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua. |
id |
URGS_3341b1b2250b56ac613181b5aeade181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14991 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rosa, Daniel Christian de OliveiraLima, Marilia dos Santos2009-01-29T04:11:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/14991000672981O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua.The following study aims to analyze and present the point of view of a group of students of English as a foreign language as to the usage of roleplaying techniques in the learning process. Ten students of an advanced level group were questioned about their impressions about the work conducted in the classroom and their opinions, which were collected via semi structured interviews, are discussed. The interviews were recorded in tapes and transcribed one year and a half after the term when the students had classes. The primary objective was to examine the answers given by the students to verify, through their point of view, if this exercise is adequate to the purpose of learning the language in a meaningful and pleasurable manner. The techniques are suggested here as a way to provide more interaction alternatives among the students in the classroom and due to their capacity of motivating students throughout their language learning process.application/pdfporLíngua estrangeiraLíngua inglesaEnsinoAprendizagemJogos experimentaisMotivaçãoDissertaçãoLinguística aplicadaRole-playForeign language learningMotivation"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000672981.pdf000672981.pdfTexto completoapplication/pdf878873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/1/000672981.pdf9ae5d89156f429cd6d43d75e45d59123MD51TEXT000672981.pdf.txt000672981.pdf.txtExtracted Texttext/plain301018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/2/000672981.pdf.txt3309c4dd01c038d5100de45b37a21ea1MD52THUMBNAIL000672981.pdf.jpg000672981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/3/000672981.pdf.jpg967516b8a81ed1d9137723eb64a1a067MD5310183/149912018-10-17 09:29:08.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:29:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
title |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
spellingShingle |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira Rosa, Daniel Christian de Oliveira Língua estrangeira Língua inglesa Ensino Aprendizagem Jogos experimentais Motivação Dissertação Linguística aplicada Role-play Foreign language learning Motivation |
title_short |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
title_full |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
title_fullStr |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
title_sort |
"Role play" : o ponto de vista de alunos de língua estrangeira |
author |
Rosa, Daniel Christian de Oliveira |
author_facet |
Rosa, Daniel Christian de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Daniel Christian de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Marilia dos Santos |
contributor_str_mv |
Lima, Marilia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira Língua inglesa Ensino Aprendizagem Jogos experimentais Motivação Dissertação Linguística aplicada |
topic |
Língua estrangeira Língua inglesa Ensino Aprendizagem Jogos experimentais Motivação Dissertação Linguística aplicada Role-play Foreign language learning Motivation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Role-play Foreign language learning Motivation |
description |
O presente estudo busca analisar e apresentar o ponto de vista de um grupo de alunos de língua inglesa como língua estrangeira em um curso livre a respeito da utilização de técnicas de role-play (jogos de representação) no processo de aprendizagem. Dez alunos de nível avançado foram inquiridos a respeito de suas impressões sobre o trabalho realizado em sala de aula e suas opiniões, coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, são aqui discutidas. As entrevistas foram gravadas e transcritas um ano e meio após o semestre em questão. O objetivo primário foi examinar as respostas dadas nestas entrevistas com o intuito de verificar, através do ponto de vista dos alunos, se este tipo de exercício é ou não adequado ao propósito da aprendizagem da língua de maneira significativa e prazerosa. As técnicas são aqui defendidas com o intuito de proporcionar mais alternativas para a interação entre os aprendizes em sala de aula, sendo também recomendadas pela capacidade que possuem de motivar os mesmos no decorrer de seus estudos da língua. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-01-29T04:11:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14991 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000672981 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14991 |
identifier_str_mv |
000672981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/1/000672981.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/2/000672981.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14991/3/000672981.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ae5d89156f429cd6d43d75e45d59123 3309c4dd01c038d5100de45b37a21ea1 967516b8a81ed1d9137723eb64a1a067 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308969839788032 |