O impacto do teletrabalho na motivação dos trabalhadores em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Inês Guerra dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11680
Resumo: Com a crescente evolução da tecnologia que é visível ao longo dos anos, foram muitas as empresas que, como forma de se adaptarem a mudanças constantes e de se manterem inovadoras, foram optando pelo teletrabalho como forma opcional de trabalho, permitindo assim que parte dos seus funcionários realizassem as suas tarefas fora do seu local físico de trabalho. Em 2020, e com o surgimento da pandemia que afetou o mundo inteiro, o teletrabalho passou de algo opcional para obrigatório na grande parte dos casos, o que levou a uma alteração enorme na rotina das pessoas, fazendo com que as suas casas se tornassem um local de trabalho, oposto ao que estavam habituadas no seu dia-a-dia. Isto criou dificuldades de adaptação para muitos trabalhadores e empresas. O presente estudo tem como objetivo enquadrar o tema através de uma revisão de literatura sobre o teletrabalho nas empresas e qual a sua importância, e também relacionar as dimensões experiência, relação com os colegas, organização, supervisão, liderança, satisfação e sentimentos e perceber como afetam a motivação dos seus trabalhadores. Numa segunda parte do estudo, será feito um questionário em que vão ser avaliadas as várias dimensões em questão e qual a sua influência na motivação dos trabalhadores. Desta forma, o questionário foi aplicado online na plataforma Google Forms, destinado a todos os funcionários que realizaram trabalho remoto, não havendo restrição de nacionalidade ou país específico de trabalho. De seguida será feita a recolha dos dados obtidos que serão analisados no SPSS/ AMOS27. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que, das variáveis que foram escolhidas para o estudo, quatro delas apresentaram-se estatisticamente relevantes, tendo sido elas a experiência, supervisão, liderança e satisfação.
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