A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/85765 |
Resumo: | No século XXI, pode considerar-se como uma verdade quase universal que o mundo no qual nos inserimos se encontra em constante mudança na qual se destacam os grandes progressos tecnológicos que seriam inimagináveis há cerca de 50 anos. Estes progressos transformaram a nossa sociedade numa Sociedade da Informação, onde esta se encontra disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. A escola e, em especial, o processo educativo não podem ser considerados imutáveis, mas sim uma resposta ao mundo no qual os alunos se vão inserir, devendo alterar-se à medida que este também se altera. Este trabalho apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa, metodologia implementada na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino da História. Esta prática decorreu na Escola Secundária Miguel Torga e foi aplicada a duas turmas de ciclos diferentes: 9º e 12º ano. Com este projeto pretende-se refletir sobre as vantagens e desvantagens de uma aprendizagem colaborativa, associada às tecnologias digitais, na formação de jovens que pretende responder às necessidades dos alunos nesta Sociedade da Informação, tanto a nível da aprendizagem de conteúdos programáticos da disciplina de História, como do desenvolvimento de competências de que vão necessitar para serem cidadãos ativos e profissionais qualificados. Verificou-se que, apesar de ser uma estratégia válida para a aquisição de conteúdos e desenvolvimento de competências, os seus resultados diferem consoante a realidade de cada turma, a ferramenta digital e a estratégia utilizada. As estratégias devem, então, ser adaptadas às características de cada turma e utilizadas de modo a diversificar o processo de ensino e não como metodologia única. |
id |
RCAP_457c2be45bdf1a7c98198a1721536d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/85765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de HistóriaAprendizagem colaborativaTecnologias DigitaisProcesso EducativoSociedade da InformaçãoDigital TechnologiesCollaborative LearningEducative ProcessInformation SocietyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaNo século XXI, pode considerar-se como uma verdade quase universal que o mundo no qual nos inserimos se encontra em constante mudança na qual se destacam os grandes progressos tecnológicos que seriam inimagináveis há cerca de 50 anos. Estes progressos transformaram a nossa sociedade numa Sociedade da Informação, onde esta se encontra disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. A escola e, em especial, o processo educativo não podem ser considerados imutáveis, mas sim uma resposta ao mundo no qual os alunos se vão inserir, devendo alterar-se à medida que este também se altera. Este trabalho apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa, metodologia implementada na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino da História. Esta prática decorreu na Escola Secundária Miguel Torga e foi aplicada a duas turmas de ciclos diferentes: 9º e 12º ano. Com este projeto pretende-se refletir sobre as vantagens e desvantagens de uma aprendizagem colaborativa, associada às tecnologias digitais, na formação de jovens que pretende responder às necessidades dos alunos nesta Sociedade da Informação, tanto a nível da aprendizagem de conteúdos programáticos da disciplina de História, como do desenvolvimento de competências de que vão necessitar para serem cidadãos ativos e profissionais qualificados. Verificou-se que, apesar de ser uma estratégia válida para a aquisição de conteúdos e desenvolvimento de competências, os seus resultados diferem consoante a realidade de cada turma, a ferramenta digital e a estratégia utilizada. As estratégias devem, então, ser adaptadas às características de cada turma e utilizadas de modo a diversificar o processo de ensino e não como metodologia única.In the XXI century we can consider as a universal truth that the world that we live in is constantly changing in which we can highlight the technological progress that would be unthinkable 50 years ago. These progresses have transformed our society in to the Information Society in which information can be available in any place at any time. School, and especially, the educative process can’t be considered immutable but a response to the world in which the students are going to live in, therefore it should alter as the world changes too. This work presents an analysis of the use of digital technologies in the process of collaborative learning, a methodology implemented on the Supervised Teaching Practice in scope of the Master’s Degree in the Teaching of History. This practice was held in the Miguel Torga Highschool and it was applied to two classes of different cycles: grade 9 and 12. With this project it is intended to reflect the advantages and disadvantages of the collaborative learning, associated with the digital technologies, in the youth formation that tries to respond to the necessities of students in the Information Society, both in the content acquisition of the History program and in the development of skills needed to become active citizens and qualified professionals. It was verified that, even though this is a valid strategy to the content acquisition and skills development, the results may vary according to the reality of each class, the digital technology and the utilized strategy. This strategy should be, therefore, adapted to the characteristics of each class and utilized as a method to diversify the educative process and not as a unique methodology.Alves, DanielRUNBranco, Inês dos Santos2019-10-29T15:09:42Z2019-09-042019-10-292019-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/85765TID:202287475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:38:36Zoai:run.unl.pt:10362/85765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:38.435079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
title |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
spellingShingle |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História Branco, Inês dos Santos Aprendizagem colaborativa Tecnologias Digitais Processo Educativo Sociedade da Informação Digital Technologies Collaborative Learning Educative Process Information Society Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
title_full |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
title_fullStr |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
title_sort |
A Aprendizagem Colaborativa na Era Digital: a utilização de tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de História |
author |
Branco, Inês dos Santos |
author_facet |
Branco, Inês dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Daniel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Inês dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Tecnologias Digitais Processo Educativo Sociedade da Informação Digital Technologies Collaborative Learning Educative Process Information Society Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Aprendizagem colaborativa Tecnologias Digitais Processo Educativo Sociedade da Informação Digital Technologies Collaborative Learning Educative Process Information Society Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
description |
No século XXI, pode considerar-se como uma verdade quase universal que o mundo no qual nos inserimos se encontra em constante mudança na qual se destacam os grandes progressos tecnológicos que seriam inimagináveis há cerca de 50 anos. Estes progressos transformaram a nossa sociedade numa Sociedade da Informação, onde esta se encontra disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. A escola e, em especial, o processo educativo não podem ser considerados imutáveis, mas sim uma resposta ao mundo no qual os alunos se vão inserir, devendo alterar-se à medida que este também se altera. Este trabalho apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no processo de aprendizagem colaborativa, metodologia implementada na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino da História. Esta prática decorreu na Escola Secundária Miguel Torga e foi aplicada a duas turmas de ciclos diferentes: 9º e 12º ano. Com este projeto pretende-se refletir sobre as vantagens e desvantagens de uma aprendizagem colaborativa, associada às tecnologias digitais, na formação de jovens que pretende responder às necessidades dos alunos nesta Sociedade da Informação, tanto a nível da aprendizagem de conteúdos programáticos da disciplina de História, como do desenvolvimento de competências de que vão necessitar para serem cidadãos ativos e profissionais qualificados. Verificou-se que, apesar de ser uma estratégia válida para a aquisição de conteúdos e desenvolvimento de competências, os seus resultados diferem consoante a realidade de cada turma, a ferramenta digital e a estratégia utilizada. As estratégias devem, então, ser adaptadas às características de cada turma e utilizadas de modo a diversificar o processo de ensino e não como metodologia única. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29T15:09:42Z 2019-09-04 2019-10-29 2019-09-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/85765 TID:202287475 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/85765 |
identifier_str_mv |
TID:202287475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137984381976576 |