Aprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698 |
Resumo: | A presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem Colaborativa mediada pelo Squeak.Collaborative learning mediated by squeak2013-10-26Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477SimÃo Pedro Pinto Marinho07522320615http://lattes.cnpq.br/258994806567460558394206387http://lattes.cnpq.br/2365375677121326CÃcero Bandeira Lima FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem colaborativa Ensino de ciÃncias Tecnologias digitaisCollaborative learning Science education Digital technologiesEDUCACAOA presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia.This research is focused on the area of digital technologies in education. Considering the various difficulties presented by the Brazilian education , particularly related to learning the sciences of nature , reveal national and international assessments is necessary to propose methodological strategies to counter the teaching model based on transmission / reception of content . This paper considers that the mere insertion of digital technologies in the classroom does not provide the expected benefits, which led to the adoption of strategies that would promote collaboration among participants. Held at a school in the municipality of Quixadà contemplated by the project One Laptop per student, aimed to analyze the contributions of an intervention that uses a methodology based on computer-supported collaborative learning. Was theoretically supported the following authors : Pozo (2009 ) , Mortimer (2000) , Driver (1999) and Cachapuz (2011) , dealing with the thematic science education , and Vygotsky (2007) , Damiani (2009 ), Colaco (2007),Coll (2010), Torres and Irala (2007) among others, that address themes related to collaborative learning . The methodological approach of the research was performed in two steps: initially a pilot and then the main stage, with participation of students of the 3rd year of high school. The research was qualitative approach, with the following categories of analysis: collaborative learning, study the contents of biology and learning mediated by Squeak. During the intervention the moments of peer interaction and socialization of the productions of the participants who took from the use of an application that enabled the creation of drawings and animations to represent some of the contents were analyzed Biology. It was noted during this study that the didactic situations created by the intervention increased interactions and that digital technologies offer benefits provided it is used in a collaborative perspective that supports and problematizes the study of curricular content.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11698application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:51Zmail@mail.com - |
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This research is focused on the area of digital technologies in education. Considering the various difficulties presented by the Brazilian education , particularly related to learning the sciences of nature , reveal national and international assessments is necessary to propose methodological strategies to counter the teaching model based on transmission / reception of content . This paper considers that the mere insertion of digital technologies in the classroom does not provide the expected benefits, which led to the adoption of strategies that would promote collaboration among participants. Held at a school in the municipality of Quixadà contemplated by the project One Laptop per student, aimed to analyze the contributions of an intervention that uses a methodology based on computer-supported collaborative learning. Was theoretically supported the following authors : Pozo (2009 ) , Mortimer (2000) , Driver (1999) and Cachapuz (2011) , dealing with the thematic science education , and Vygotsky (2007) , Damiani (2009 ), Colaco (2007),Coll (2010), Torres and Irala (2007) among others, that address themes related to collaborative learning . The methodological approach of the research was performed in two steps: initially a pilot and then the main stage, with participation of students of the 3rd year of high school. The research was qualitative approach, with the following categories of analysis: collaborative learning, study the contents of biology and learning mediated by Squeak. During the intervention the moments of peer interaction and socialization of the productions of the participants who took from the use of an application that enabled the creation of drawings and animations to represent some of the contents were analyzed Biology. It was noted during this study that the didactic situations created by the intervention increased interactions and that digital technologies offer benefits provided it is used in a collaborative perspective that supports and problematizes the study of curricular content. |
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A presente pesquisa à voltada para a Ãrea tecnologias digitais na educaÃÃo. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pela educaÃÃo brasileira, particularmente as relacionadas ao aprendizado das ciÃncias da natureza, segundo revelam avaliaÃÃes nacionais e internacionais à necessÃrio propor estratÃgias metodolÃgicas que se contraponham ao modelo de ensino baseado na transmissÃo/recepÃÃo de conteÃdos. O presente trabalho considera que a simples inserÃÃo das tecnologias digitais em sala de aula nÃo proporciona os benefÃcios esperados, o que motivou a utilizaÃÃo de estratÃgias que favorecessem a colaboraÃÃo entre os participantes. Realizada numa escola do municÃpio de QuixadÃ, contemplada pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), teve como objetivo, analisar as contribuiÃÃes de uma intervenÃÃo que utiliza uma proposta metodolÃgica baseada na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Teve como suporte teÃrico os seguintes autores: Pozo (2009), Mortimer (2000), Driver (1999) e Cachapuz (2011), que tratam da temÃtica, ensino de ciÃncias alÃm de Vygotsky (2007), Damiani (2009), ColaÃo (2007), Coll (2010), Torres e Irala (2007) dentre outros, que abordam temÃticas relacionadas à aprendizagem colaborativa. O percurso metodolÃgico da pesquisa se deu em duas etapas: inicialmente uma experiÃncia piloto e em seguida a etapa principal, contando com participaÃÃo de alunos do 3 ano do Ensino MÃdio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com as seguintes categorias de anÃlise: aprendizagem colaborativa, estudo dos conteÃdos de Biologia e aprendizagem mediada pelo Squeak. No decorrer da intervenÃÃo foram analisados os momentos de interaÃÃo entre pares e de socializaÃÃo das produÃÃes dos participantes, que se deu a partir da utilizaÃÃo de um aplicativo que possibilitou a criaÃÃo de desenhos e animaÃÃes para representar conteÃdos de Biologia. Constatou-se durante este estudo que as situaÃÃes didÃticas criadas pela intervenÃÃo ampliaram as interaÃÃes e que as tecnologias digitais podem oferecer benefÃcios desde que utilizadas numa perspectiva colaborativa oferecendo suporte e problematizando o estudo dos conteÃdos de biologia. |
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