A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Andressa Carla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11275
Resumo: O estudo sobre a moda e seu papel como agente transformador na sociedade, se faz necessário em meio a todo este movimento global, onde cada vez mais conceitos ambientais, sociais e econômicos tem estado em pauta. Como as marcas de moda irão se manter relevantes e estabelecer uma comunicação com uma nova sociedade de consumo, que se torna cada vez mais consciente, cobrando transparência em seus processos e assim denotando o surgimento de um novo perfil de consumidor, mais humano e ético, tendo na moda um elo com seus princípios éticos, onde seu consumidor se identifica emocionalmente com a história e ideais da marca. Esta dissertação, tem como foco, o estudo de critérios a partir dos três pilares da sustentabilidade, ambiental, econômico e social, seus parâmetros para garantir qualidade e idoneidade nos processos, evitando casos de greenwashing e análises do processo que estão sendo implementados para uma mudança gradual do modelo linear para circular, como uma forma de minimizar o impacto do consumo de recursos naturais, dando uma sobrevida aos produtos descartados, tornando a cadeia mais humana e sustentável, para as gerações futuras.
id RCAP_457e4005d97bf7e57f201bc84c86144f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidadeConsumo ConscienteEconomia CircularGreenwashingModa ConscienteSustentabilidadeDomínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de ModaO estudo sobre a moda e seu papel como agente transformador na sociedade, se faz necessário em meio a todo este movimento global, onde cada vez mais conceitos ambientais, sociais e econômicos tem estado em pauta. Como as marcas de moda irão se manter relevantes e estabelecer uma comunicação com uma nova sociedade de consumo, que se torna cada vez mais consciente, cobrando transparência em seus processos e assim denotando o surgimento de um novo perfil de consumidor, mais humano e ético, tendo na moda um elo com seus princípios éticos, onde seu consumidor se identifica emocionalmente com a história e ideais da marca. Esta dissertação, tem como foco, o estudo de critérios a partir dos três pilares da sustentabilidade, ambiental, econômico e social, seus parâmetros para garantir qualidade e idoneidade nos processos, evitando casos de greenwashing e análises do processo que estão sendo implementados para uma mudança gradual do modelo linear para circular, como uma forma de minimizar o impacto do consumo de recursos naturais, dando uma sobrevida aos produtos descartados, tornando a cadeia mais humana e sustentável, para as gerações futuras.The study of fashion and its role as a transforming agent in society, is necessary in the midst of this global movement, where more and more environmental, social and economic concepts have been on the agenda. As fashion brands will remain relevant and establish communication with a new consumer society, which is becoming increasingly aware, demanding transparency in their processes and thus denoting the emergence of a new consumer profile, more human and ethical, having in fashion a link with its ethical principles, where its consumer is emotionally identified with the history and ideals of the brand. This dissertation focuses on the study of criteria from the three pillars of sustainability, environmental, economic and social, its parameters to guarantee quality and suitability in the processes, avoiding cases of greenwashing and analysis of the process that are being implemented for a change gradual linear model to circulate, as a way to minimize the impact of the consumption of natural resources, giving a survival to the discarded products, making the chain more human and sustainable, for future generations.Rousseau, José António PereiraPereira, Maria Madalena RochauBibliorumCampos, Andressa Carla2021-11-12T16:49:17Z2020-12-172020-09-242020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11275TID:202785904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:06.597689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
title A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
spellingShingle A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
Campos, Andressa Carla
Consumo Consciente
Economia Circular
Greenwashing
Moda Consciente
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de Moda
title_short A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
title_full A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
title_fullStr A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
title_full_unstemmed A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
title_sort A moda como agente transformador da sociedade, no caminho da sustentabilidade
author Campos, Andressa Carla
author_facet Campos, Andressa Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rousseau, José António Pereira
Pereira, Maria Madalena Rocha
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Andressa Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo Consciente
Economia Circular
Greenwashing
Moda Consciente
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de Moda
topic Consumo Consciente
Economia Circular
Greenwashing
Moda Consciente
Sustentabilidade
Domínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de Moda
description O estudo sobre a moda e seu papel como agente transformador na sociedade, se faz necessário em meio a todo este movimento global, onde cada vez mais conceitos ambientais, sociais e econômicos tem estado em pauta. Como as marcas de moda irão se manter relevantes e estabelecer uma comunicação com uma nova sociedade de consumo, que se torna cada vez mais consciente, cobrando transparência em seus processos e assim denotando o surgimento de um novo perfil de consumidor, mais humano e ético, tendo na moda um elo com seus princípios éticos, onde seu consumidor se identifica emocionalmente com a história e ideais da marca. Esta dissertação, tem como foco, o estudo de critérios a partir dos três pilares da sustentabilidade, ambiental, econômico e social, seus parâmetros para garantir qualidade e idoneidade nos processos, evitando casos de greenwashing e análises do processo que estão sendo implementados para uma mudança gradual do modelo linear para circular, como uma forma de minimizar o impacto do consumo de recursos naturais, dando uma sobrevida aos produtos descartados, tornando a cadeia mais humana e sustentável, para as gerações futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2020-09-24
2020-12-17T00:00:00Z
2021-11-12T16:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11275
TID:202785904
url http://hdl.handle.net/10400.6/11275
identifier_str_mv TID:202785904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136400597057536