Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro, Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75
Resumo: Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations.
id RCAP_457edcde77db56fbaab4943b96141695
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/75
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no AlgarveGoogle it! Using the Google Trends tool to understand the Algarve Tourist destination public interestInternet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal.Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal.Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations.In a sector strongly dependent on information as is the case of tourism, the timely knowledge of consumer behaviour enables making well-considered decisions and less uncertainty. Nowadays, the act of searching on the Internet about a particular subject before decision-making is part of the individuals’ daily lives. The Google Trends tool provides real time aggregated data on the online individuals’ interest based on the carried out search queries on Google. The objective of this paper is to show that Google Trends can provide comparative information about the individuals’ interest in relation to Portugal tourism regional areas and in particular, on the tourist destination "Algarve", and also between its competing tourist destinations. The results show that the tool can contribute to the knowledge of the individuals’ interests in relation to regional tourist destinations, information considered of great interest for Destination Management Organizations.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-832182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75/117Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de PortalegreCosta, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de AveiroPacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro2024-01-27T07:45:25Zoai:ojs.dosalgarves:article/75Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.927612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
Google it! Using the Google Trends tool to understand the Algarve Tourist destination public interest
title Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
spellingShingle Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal.
Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal.
title_short Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
title_full Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
title_fullStr Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
title_full_unstemmed Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
title_sort Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
author Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
author_facet Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro
Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro
author_role author
author2 Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro
Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre
Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro
Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal.
Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal.
topic Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal.
Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal.
description Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75/117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066231005184