Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75 |
Resumo: | Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations. |
id |
RCAP_457edcde77db56fbaab4943b96141695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/75 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no AlgarveGoogle it! Using the Google Trends tool to understand the Algarve Tourist destination public interestInternet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal.Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal.Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations.In a sector strongly dependent on information as is the case of tourism, the timely knowledge of consumer behaviour enables making well-considered decisions and less uncertainty. Nowadays, the act of searching on the Internet about a particular subject before decision-making is part of the individuals’ daily lives. The Google Trends tool provides real time aggregated data on the online individuals’ interest based on the carried out search queries on Google. The objective of this paper is to show that Google Trends can provide comparative information about the individuals’ interest in relation to Portugal tourism regional areas and in particular, on the tourist destination "Algarve", and also between its competing tourist destinations. The results show that the tool can contribute to the knowledge of the individuals’ interests in relation to regional tourist destinations, information considered of great interest for Destination Management Organizations.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-832182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75/117Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de PortalegreCosta, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de AveiroPacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro2024-01-27T07:45:25Zoai:ojs.dosalgarves:article/75Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.927612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve Google it! Using the Google Trends tool to understand the Algarve Tourist destination public interest |
title |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
spellingShingle |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal. Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal. |
title_short |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
title_full |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
title_fullStr |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
title_full_unstemmed |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
title_sort |
Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve |
author |
Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre |
author_facet |
Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinis, Gorete; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre Costa, Carlos; Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro Pacheco, Osvaldo; Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal. Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal. |
topic |
Internet; Google Trends; turismo; Algarve; Portugal. Internet; Google Trends; tourism; Algarve; Portugal. |
description |
Num setor fortemente depende da informação como é o do turismo, o conhecimento atempado do comportamento do consumidor possibilita a tomada de decisões fundamentadas e com menor grau de incerteza. Hoje em dia o ato de pesquisar na Internet sobre um determinado assunto antes da tomada de decisão faz parte do quotidiano dos indivíduos. A ferramenta Google Trends disponibiliza dados agregados, em tempo real, sobre o interesse on-line dos indivíduos que efetuam pesquisas no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que o Google Trends pode fornecer informação comparativa do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais em Portugal, bem como em específico sobre o “Algarve”, e entre este e os destinos concorrentes. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta pode contribuir para o conhecimento do interesse dos indivíduos em relação a destinos turísticos regionais, informação de grande utilidade para as Destination Management Organizations. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/75/117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 1, n. 26 (2015); 63-83 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066231005184 |