A carnavalização do quotidiano: uma perspectiva psicossocial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1321 |
Resumo: | Pretende-se demonstrar que de todas as festividades cíclicas o carnaval é a que introduz aparentemente mais transgressões às normas sociais. no entanto, enquanto festa ritual que é, nada mais representa que uma exteriorização permitida pelo poder e pelas normas dominantes como dispositivo regulador da sociedade. Assim, se quisermos falar de inovação provocada por minorias nómicas, esta transgressão poderá ser possível, entre muitas outras estratégias transgressoras, pela carnavalização do quotidiano, de modo que, a nível das camadas mais profundas da sociedade, essas alterações sejam possíveis, num processo lento mas inevitável e em que o riso e a festa instaurem novas formas de relacionamento interpessoal e novas normas sociais. This paper will argue that mardi gras (carnival), despite being a socially sanctioned and naturally regulating ritual, is one the most transgression enhancing festivities. On the other hand, mardi gras has a positive and creative dimension; mime and laughter can renew relationship patterns and originate new and better social norms. |
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A carnavalização do quotidiano: uma perspectiva psicossocialFestividades cíclicasCarnavalTransgressõesNormas sociaisConformidadeInfluência socialInovaçãoMinorias nómicasCarnavalizaçãoMardi grasCarnivalSocial normsTransgressionConformityNomic minoritiesPretende-se demonstrar que de todas as festividades cíclicas o carnaval é a que introduz aparentemente mais transgressões às normas sociais. no entanto, enquanto festa ritual que é, nada mais representa que uma exteriorização permitida pelo poder e pelas normas dominantes como dispositivo regulador da sociedade. Assim, se quisermos falar de inovação provocada por minorias nómicas, esta transgressão poderá ser possível, entre muitas outras estratégias transgressoras, pela carnavalização do quotidiano, de modo que, a nível das camadas mais profundas da sociedade, essas alterações sejam possíveis, num processo lento mas inevitável e em que o riso e a festa instaurem novas formas de relacionamento interpessoal e novas normas sociais. This paper will argue that mardi gras (carnival), despite being a socially sanctioned and naturally regulating ritual, is one the most transgression enhancing festivities. On the other hand, mardi gras has a positive and creative dimension; mime and laughter can renew relationship patterns and originate new and better social norms.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMartins, José Soares2010-03-03T12:16:08Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1321porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 128-134.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:50.435420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pretende-se demonstrar que de todas as festividades cíclicas o carnaval é a que introduz aparentemente mais transgressões às normas sociais. no entanto, enquanto festa ritual que é, nada mais representa que uma exteriorização permitida pelo poder e pelas normas dominantes como dispositivo regulador da sociedade. Assim, se quisermos falar de inovação provocada por minorias nómicas, esta transgressão poderá ser possível, entre muitas outras estratégias transgressoras, pela carnavalização do quotidiano, de modo que, a nível das camadas mais profundas da sociedade, essas alterações sejam possíveis, num processo lento mas inevitável e em que o riso e a festa instaurem novas formas de relacionamento interpessoal e novas normas sociais. This paper will argue that mardi gras (carnival), despite being a socially sanctioned and naturally regulating ritual, is one the most transgression enhancing festivities. On the other hand, mardi gras has a positive and creative dimension; mime and laughter can renew relationship patterns and originate new and better social norms. |
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