Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Teresa Leonor M.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062
Resumo: In this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous.
id RCAP_4587a7aa60db45b8568ce3ac1051b3de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco GiardoniIn this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous.Se ocupa este texto de dos marcos de bronce dorado que pertenencen al Museu Nacional de Arte Antiga e que non han sido estudiados antes. Las molduras, que enquadrán dos mosaicos figurando el Ecce Homo e una Virgen Orante, han sido muy brevemente mencionados in obras dedicadas a la arte y cultura del reinado de Juan V e su relación con la cultura romana de la primera mitad del siglo dieciocho. Es nuestro propósito avanzar con el conocimiento de estos marcos, que pueden ser atribuidos al platero e fundidor romano Francesco Giardoni (1692-1757), autor de diversos otros trabajos para Portugal durante el reinado del rey Magnánimo.Constantes das colecções do Museu Nacional de Arte Antiga, as duas molduras brônzeas, que enquadram composições em mosaico, atribuíveis ao mosaicista Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), tendo por tema um Ecce Homo e uma Virgem Orante, nunca foram objecto de uma investigação autónoma. As obras mereceram tão-só três brevíssimas referências em obras de grande fôlego, consagradas respectivamente à arte cortesã dos séculos XVII e XVIII, à cultura e à arte do reinado de D. João V (e sua relação com a produção cultural e artística romana do tempo) e à escultura em metal no contexto do barroco romano. Tais referências, para além de breves, ocorriam apenas a título comparativo considerando outras duas molduras que se encontram na actualidade no Palácio de Aranjuez (Espanha). Assim, uma atenção mais demorada assumia-se como perfeitamente justificável, para além de merecida, tendo em conta o interesse e a qualidade artística das obras em questão, atribuíveis ao ourives e fundidor Francesco Giardoni (1692-1757), autor de outras obras realizadas para Portugal durante o reinado do Magnânimo.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 127-1501646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062/1983Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Teresa Leonor M.2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:24.497096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
title Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
spellingShingle Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
Vale, Teresa Leonor M.
title_short Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
title_full Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
title_fullStr Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
title_full_unstemmed Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
title_sort Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
author Vale, Teresa Leonor M.
author_facet Vale, Teresa Leonor M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Teresa Leonor M.
description In this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062
url https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062/1983
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Vale
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Vale
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 127-150
1646-8759
10.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130401370800128