Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062 |
Resumo: | In this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous. |
id |
RCAP_4587a7aa60db45b8568ce3ac1051b3de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco GiardoniIn this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous.Se ocupa este texto de dos marcos de bronce dorado que pertenencen al Museu Nacional de Arte Antiga e que non han sido estudiados antes. Las molduras, que enquadrán dos mosaicos figurando el Ecce Homo e una Virgen Orante, han sido muy brevemente mencionados in obras dedicadas a la arte y cultura del reinado de Juan V e su relación con la cultura romana de la primera mitad del siglo dieciocho. Es nuestro propósito avanzar con el conocimiento de estos marcos, que pueden ser atribuidos al platero e fundidor romano Francesco Giardoni (1692-1757), autor de diversos otros trabajos para Portugal durante el reinado del rey Magnánimo.Constantes das colecções do Museu Nacional de Arte Antiga, as duas molduras brônzeas, que enquadram composições em mosaico, atribuíveis ao mosaicista Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), tendo por tema um Ecce Homo e uma Virgem Orante, nunca foram objecto de uma investigação autónoma. As obras mereceram tão-só três brevíssimas referências em obras de grande fôlego, consagradas respectivamente à arte cortesã dos séculos XVII e XVIII, à cultura e à arte do reinado de D. João V (e sua relação com a produção cultural e artística romana do tempo) e à escultura em metal no contexto do barroco romano. Tais referências, para além de breves, ocorriam apenas a título comparativo considerando outras duas molduras que se encontram na actualidade no Palácio de Aranjuez (Espanha). Assim, uma atenção mais demorada assumia-se como perfeitamente justificável, para além de merecida, tendo em conta o interesse e a qualidade artística das obras em questão, atribuíveis ao ourives e fundidor Francesco Giardoni (1692-1757), autor de outras obras realizadas para Portugal durante o reinado do Magnânimo.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 127-1501646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062/1983Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Teresa Leonor M.2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:24.497096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
title |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
spellingShingle |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni Vale, Teresa Leonor M. |
title_short |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
title_full |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
title_fullStr |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
title_full_unstemmed |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
title_sort |
Testemunhos brônzeos do Settecento romano em Lisboa. As molduras do Ecce Homo e da Virgem Orante do Museu Nacional de Arte Antiga e outras obras de Francesco Giardoni |
author |
Vale, Teresa Leonor M. |
author_facet |
Vale, Teresa Leonor M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Teresa Leonor M. |
description |
In this paper I shall present and discuss two gilt bronze frames belonging to the Museu Nacional de Arte Antiga that have not been studied before. The frames, containing two mosaics by Pietro Paolo Cristofari (1685-1743), representing the Ecce Homo and a Praying Madonna, have been briefly mentioned in works dedicated to art and culture of the reign of king John V and its relation to the Roman culture of the first half of the 18th century, but they have never received specific attention. It is our aim to go further in the study of these frames which can be attributed to the Roman silversmith and founder Francesco Giardoni (1692-1757), who is the author of several other works for Portugal during the reign of the Magnanimous. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062 |
url |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062 https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2062 https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2062/1983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Vale http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Teresa Leonor M. Vale http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 127-150 1646-8759 10.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130401370800128 |