Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soutinho, Maria do Rosário Lopes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1281
Resumo: Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo crescimento de conhecimentos científicos e tecnológicos que influenciam e determinam o nosso quotidiano. Uma sociedade caracterizada pelo mudança e incerteza, que alterou a nossa maneira de viver, de pensar, de nos relacionarmos uns com os outros e de interpretar o mundo de que fazemos parte; mundo que o ser humano tem vindo a degradar, arriscando a capacidade de regeneração do Planeta e comprometendo as necessidades das gerações vindouras. A Escola desempenha um papel privilegiado no desenvolvimento e promoção de competências, susceptíveis de assegurar aos cidadãos um papel activo, construtivo e responsável na evolução das sociedades. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito das Ciências, na área da Biodiversidade – diversidade vegetal, tem como objectivos: conhecer as ideias dos alunos do 1º CEB relativamente à Biodiversidade e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Biodiversidade através da implementação de recursos didácticos, que contribuam para atingir os objectivos da Educação Ambiental. Este estudo enquadra-se numa metodologia de tipo investigação-acção em que a investigadora é simultaneamente professora. Após a definição do objecto de estudo, concebeu-se um instrumento de análise que permitiu identificar as concepções dos alunos sobre a Biodivesidade – diversidade vegetal. A identificação das suas ideias constituiu o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos sobre a diversidade vegetal, orientados numa perspectiva de EPP, a serem implementados numa turma do 4º ano de escolaridade. Tais materiais incluíram actividades práticas, a serem implementados em AESA – Ambientes Exteriores à Sala de Aula. A Reserva Botânica de Cambarinho, foi o contexto real escolhido, para realizar as actividades, procurando promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis face ao Ambiente. Para se proceder à avaliação dos recursos didácticos, recorreu-se aos registos dos alunos e ao diário da professora/investigadora, assim como a uma reflexão crítica ao conjunto das actividades realizadas. Os resultados obtidos, na 1ª fase do estudo, evidenciaram que os alunos consideram a Biodiversidade um tema interessante, revelando porém, desconhecimento face à diversidade vegetal. Relativamente à 2ª fase, os resultados evidenciaram aprendizagens alcançadas e promoção de competências no âmbito das Ciências, referenciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico. Poder-se-á afirmar que os materiais didácticos ampliaram o conhecimento dos alunos acerca do meio natural envolvente, com particular incidência na diversidade vegetal. ABSTRACT: Today we live in a society marked by the growth and spread of scientific na technologic knowledge which reflects itself in our daily life. We live in a society marked by change and incertitude, which deeply affects the way we live, think, relate to each other, and our believes concerning the world around us. At same time, during the last decades, we have been destructing our natural environment, in such a way that the Planet may not be able to renew its natural resources, compromising the needs of future generations. In this context, school has an important role to play, developing and promoting the knowledge and awareness skills that citizens need to participate in an active and responsible away in the society. Based on these assumptions, this research on Science Teaching, more specifically on the Biodiversity Area – plants biodiversity, has the following objectives: (i) to know what primary students think about biodiversity (ii) to promote the development of learning skills concerning Biodiversity, using didactic materials which can contribute to achieve the overall objectives of Environmental Education. This research is based on a project work/ task based methodology in which the teacher is, at the same time, the researcher. After defining the object of study, it was conceived a research instrument to identify the student’s ideas about biodiversity. The results showed that students think Biodiversity as an interesting and important theme but they don’t know much about plants diversity. The identification of the student’s thoughts and believes concerning this topic was the starting point for the conception of the didactical resources. These didactical resources were conceived for primary school students. They include practical inter-disciplinary activities; to be implemented in AESAinformal contexts outside the classroom - in the botanical Reserve of Cambarinho.These activities took place in real contexts, in order to contribute to develop positive attitudes toward an active Environmental Education. The evaluation of the resources was based on the student’s reports, the teacherresearcher’s journal and on a final critical reflexion about the process of implementation of all the task based activities proposed. The final results of this project showed the learning skills achieved, according to the goals of the National Curriculum for Basic Education. In fact, these didactical resources provided the students with a deep knowledge and understanding oh their natural environment, specifically in what plants biodiversity is concerned.
id RCAP_458e4ad68dc01e0871d456dc04381050
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básicoEducação em ciênciasEnsino das ciênciasEducação ambientalBiodiversidadeEnsino básico 1º cicloVivemos hoje numa sociedade marcada pelo crescimento de conhecimentos científicos e tecnológicos que influenciam e determinam o nosso quotidiano. Uma sociedade caracterizada pelo mudança e incerteza, que alterou a nossa maneira de viver, de pensar, de nos relacionarmos uns com os outros e de interpretar o mundo de que fazemos parte; mundo que o ser humano tem vindo a degradar, arriscando a capacidade de regeneração do Planeta e comprometendo as necessidades das gerações vindouras. A Escola desempenha um papel privilegiado no desenvolvimento e promoção de competências, susceptíveis de assegurar aos cidadãos um papel activo, construtivo e responsável na evolução das sociedades. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito das Ciências, na área da Biodiversidade – diversidade vegetal, tem como objectivos: conhecer as ideias dos alunos do 1º CEB relativamente à Biodiversidade e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Biodiversidade através da implementação de recursos didácticos, que contribuam para atingir os objectivos da Educação Ambiental. Este estudo enquadra-se numa metodologia de tipo investigação-acção em que a investigadora é simultaneamente professora. Após a definição do objecto de estudo, concebeu-se um instrumento de análise que permitiu identificar as concepções dos alunos sobre a Biodivesidade – diversidade vegetal. A identificação das suas ideias constituiu o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos sobre a diversidade vegetal, orientados numa perspectiva de EPP, a serem implementados numa turma do 4º ano de escolaridade. Tais materiais incluíram actividades práticas, a serem implementados em AESA – Ambientes Exteriores à Sala de Aula. A Reserva Botânica de Cambarinho, foi o contexto real escolhido, para realizar as actividades, procurando promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis face ao Ambiente. Para se proceder à avaliação dos recursos didácticos, recorreu-se aos registos dos alunos e ao diário da professora/investigadora, assim como a uma reflexão crítica ao conjunto das actividades realizadas. Os resultados obtidos, na 1ª fase do estudo, evidenciaram que os alunos consideram a Biodiversidade um tema interessante, revelando porém, desconhecimento face à diversidade vegetal. Relativamente à 2ª fase, os resultados evidenciaram aprendizagens alcançadas e promoção de competências no âmbito das Ciências, referenciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico. Poder-se-á afirmar que os materiais didácticos ampliaram o conhecimento dos alunos acerca do meio natural envolvente, com particular incidência na diversidade vegetal. ABSTRACT: Today we live in a society marked by the growth and spread of scientific na technologic knowledge which reflects itself in our daily life. We live in a society marked by change and incertitude, which deeply affects the way we live, think, relate to each other, and our believes concerning the world around us. At same time, during the last decades, we have been destructing our natural environment, in such a way that the Planet may not be able to renew its natural resources, compromising the needs of future generations. In this context, school has an important role to play, developing and promoting the knowledge and awareness skills that citizens need to participate in an active and responsible away in the society. Based on these assumptions, this research on Science Teaching, more specifically on the Biodiversity Area – plants biodiversity, has the following objectives: (i) to know what primary students think about biodiversity (ii) to promote the development of learning skills concerning Biodiversity, using didactic materials which can contribute to achieve the overall objectives of Environmental Education. This research is based on a project work/ task based methodology in which the teacher is, at the same time, the researcher. After defining the object of study, it was conceived a research instrument to identify the student’s ideas about biodiversity. The results showed that students think Biodiversity as an interesting and important theme but they don’t know much about plants diversity. The identification of the student’s thoughts and believes concerning this topic was the starting point for the conception of the didactical resources. These didactical resources were conceived for primary school students. They include practical inter-disciplinary activities; to be implemented in AESAinformal contexts outside the classroom - in the botanical Reserve of Cambarinho.These activities took place in real contexts, in order to contribute to develop positive attitudes toward an active Environmental Education. The evaluation of the resources was based on the student’s reports, the teacherresearcher’s journal and on a final critical reflexion about the process of implementation of all the task based activities proposed. The final results of this project showed the learning skills achieved, according to the goals of the National Curriculum for Basic Education. In fact, these didactical resources provided the students with a deep knowledge and understanding oh their natural environment, specifically in what plants biodiversity is concerned.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:37:32Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1281porSoutinho, Maria do Rosário Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:58Zoai:ria.ua.pt:10773/1281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:59.752180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
title Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
Soutinho, Maria do Rosário Lopes
Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino básico 1º ciclo
title_short Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
title_full Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Biodiversidade e educação ambiental no 1º ciclo do ensino básico
author Soutinho, Maria do Rosário Lopes
author_facet Soutinho, Maria do Rosário Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soutinho, Maria do Rosário Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação ambiental
Biodiversidade
Ensino básico 1º ciclo
description Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo crescimento de conhecimentos científicos e tecnológicos que influenciam e determinam o nosso quotidiano. Uma sociedade caracterizada pelo mudança e incerteza, que alterou a nossa maneira de viver, de pensar, de nos relacionarmos uns com os outros e de interpretar o mundo de que fazemos parte; mundo que o ser humano tem vindo a degradar, arriscando a capacidade de regeneração do Planeta e comprometendo as necessidades das gerações vindouras. A Escola desempenha um papel privilegiado no desenvolvimento e promoção de competências, susceptíveis de assegurar aos cidadãos um papel activo, construtivo e responsável na evolução das sociedades. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito das Ciências, na área da Biodiversidade – diversidade vegetal, tem como objectivos: conhecer as ideias dos alunos do 1º CEB relativamente à Biodiversidade e promover o desenvolvimento de competências relacionadas com a Biodiversidade através da implementação de recursos didácticos, que contribuam para atingir os objectivos da Educação Ambiental. Este estudo enquadra-se numa metodologia de tipo investigação-acção em que a investigadora é simultaneamente professora. Após a definição do objecto de estudo, concebeu-se um instrumento de análise que permitiu identificar as concepções dos alunos sobre a Biodivesidade – diversidade vegetal. A identificação das suas ideias constituiu o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos sobre a diversidade vegetal, orientados numa perspectiva de EPP, a serem implementados numa turma do 4º ano de escolaridade. Tais materiais incluíram actividades práticas, a serem implementados em AESA – Ambientes Exteriores à Sala de Aula. A Reserva Botânica de Cambarinho, foi o contexto real escolhido, para realizar as actividades, procurando promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis face ao Ambiente. Para se proceder à avaliação dos recursos didácticos, recorreu-se aos registos dos alunos e ao diário da professora/investigadora, assim como a uma reflexão crítica ao conjunto das actividades realizadas. Os resultados obtidos, na 1ª fase do estudo, evidenciaram que os alunos consideram a Biodiversidade um tema interessante, revelando porém, desconhecimento face à diversidade vegetal. Relativamente à 2ª fase, os resultados evidenciaram aprendizagens alcançadas e promoção de competências no âmbito das Ciências, referenciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico. Poder-se-á afirmar que os materiais didácticos ampliaram o conhecimento dos alunos acerca do meio natural envolvente, com particular incidência na diversidade vegetal. ABSTRACT: Today we live in a society marked by the growth and spread of scientific na technologic knowledge which reflects itself in our daily life. We live in a society marked by change and incertitude, which deeply affects the way we live, think, relate to each other, and our believes concerning the world around us. At same time, during the last decades, we have been destructing our natural environment, in such a way that the Planet may not be able to renew its natural resources, compromising the needs of future generations. In this context, school has an important role to play, developing and promoting the knowledge and awareness skills that citizens need to participate in an active and responsible away in the society. Based on these assumptions, this research on Science Teaching, more specifically on the Biodiversity Area – plants biodiversity, has the following objectives: (i) to know what primary students think about biodiversity (ii) to promote the development of learning skills concerning Biodiversity, using didactic materials which can contribute to achieve the overall objectives of Environmental Education. This research is based on a project work/ task based methodology in which the teacher is, at the same time, the researcher. After defining the object of study, it was conceived a research instrument to identify the student’s ideas about biodiversity. The results showed that students think Biodiversity as an interesting and important theme but they don’t know much about plants diversity. The identification of the student’s thoughts and believes concerning this topic was the starting point for the conception of the didactical resources. These didactical resources were conceived for primary school students. They include practical inter-disciplinary activities; to be implemented in AESAinformal contexts outside the classroom - in the botanical Reserve of Cambarinho.These activities took place in real contexts, in order to contribute to develop positive attitudes toward an active Environmental Education. The evaluation of the resources was based on the student’s reports, the teacherresearcher’s journal and on a final critical reflexion about the process of implementation of all the task based activities proposed. The final results of this project showed the learning skills achieved, according to the goals of the National Curriculum for Basic Education. In fact, these didactical resources provided the students with a deep knowledge and understanding oh their natural environment, specifically in what plants biodiversity is concerned.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:37:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1281
url http://hdl.handle.net/10773/1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449488678912