Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cristiano Filipe Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14460
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) referente ao ano letivo 2015/2016. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos, no 1.º CEB numa turma de 4.º ano de escolaridade e no 2.º CEB, em quatro turmas, duas do 5.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Ciências Naturais e Português; e outras duas de 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de Matemática e Historia e Geografia de Portugal. Este relatório descreve, analisa e reflete, sobre as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas em ambos os contextos, procurei integrar práticas diversificadas que incluíssem as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como recurso pedagógico. Ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem que norteou toda a pesquisa. Através de um inquérito por questionário tentou-se saber a opinião dos alunos, num total de 80, sobre o uso de recursos associados às TIC na sala de aula e na aprendizagem. Da análise dos dados evidencia-se que quando se recorre às TIC para lecionar as aulas, a totalidade dos inquiridos diz que as mesmas ficam mais interessantes, atrativas e que entendem melhor os conteúdos. Os dados mostram também que nestas aulas os alunos prestam mais atenção à explicação do professor e ficam mais motivados e com predisposição para a aprendizagem. Sublinha-se também a ideia clara, da quase totalidade dos inquiridos, que as TIC promovem o desenvolvimento de novas competências.
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