Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14460 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) referente ao ano letivo 2015/2016. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos, no 1.º CEB numa turma de 4.º ano de escolaridade e no 2.º CEB, em quatro turmas, duas do 5.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Ciências Naturais e Português; e outras duas de 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de Matemática e Historia e Geografia de Portugal. Este relatório descreve, analisa e reflete, sobre as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas em ambos os contextos, procurei integrar práticas diversificadas que incluíssem as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como recurso pedagógico. Ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem que norteou toda a pesquisa. Através de um inquérito por questionário tentou-se saber a opinião dos alunos, num total de 80, sobre o uso de recursos associados às TIC na sala de aula e na aprendizagem. Da análise dos dados evidencia-se que quando se recorre às TIC para lecionar as aulas, a totalidade dos inquiridos diz que as mesmas ficam mais interessantes, atrativas e que entendem melhor os conteúdos. Os dados mostram também que nestas aulas os alunos prestam mais atenção à explicação do professor e ficam mais motivados e com predisposição para a aprendizagem. Sublinha-se também a ideia clara, da quase totalidade dos inquiridos, que as TIC promovem o desenvolvimento de novas competências. |
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Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de ensinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) referente ao ano letivo 2015/2016. Esta prática decorreu em dois níveis de ensino distintos, no 1.º CEB numa turma de 4.º ano de escolaridade e no 2.º CEB, em quatro turmas, duas do 5.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Ciências Naturais e Português; e outras duas de 6.º ano de escolaridade nas disciplinas de Matemática e Historia e Geografia de Portugal. Este relatório descreve, analisa e reflete, sobre as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas em ambos os contextos, procurei integrar práticas diversificadas que incluíssem as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como recurso pedagógico. Ao longo da PES desenvolveu-se um estudo sobre a importância do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem que norteou toda a pesquisa. Através de um inquérito por questionário tentou-se saber a opinião dos alunos, num total de 80, sobre o uso de recursos associados às TIC na sala de aula e na aprendizagem. Da análise dos dados evidencia-se que quando se recorre às TIC para lecionar as aulas, a totalidade dos inquiridos diz que as mesmas ficam mais interessantes, atrativas e que entendem melhor os conteúdos. Os dados mostram também que nestas aulas os alunos prestam mais atenção à explicação do professor e ficam mais motivados e com predisposição para a aprendizagem. Sublinha-se também a ideia clara, da quase totalidade dos inquiridos, que as TIC promovem o desenvolvimento de novas competências.The following report shows the developed work within the framework of Supervised Teaching Practice, that is a part of the Master's Degree in Teaching the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, with reference to the school year 2015/2016. The practice had place at two different teaching levels. The first happened on a 4th school year and the second was developed with four classrooms, two of them from 5th school year (subjects of Natural Sciences and Portuguese) and the other two from 6th year (subjects of Math, History and Portugal's Geography). Still, it describes the experiences of teaching and learning developed in both contexts, looking for the instating of diversified practices, including the Communication and Information Technologies (CIT) with education resource. Throughout the Supervised Teaching Practice, a study was developed with the research guided by the importance of CIT in the process of learning. Through the applying of an inquiry was tried to figure out the students's opinion, a total of 80, about the resources use associated with the CIT, in classroom and learning. By analysing the data, it was evidenced that, when resorted to CIT to teach the lesson, all the inquired considered that these are more interesting, attractive and easier to understand. It is also a conclusion that, using that teaching method, the students pay more attention to the teacher's explanation, are more motivated and able to learn. It should also be noted that the majority of the inquired refer that CIT promote new skills development.Freire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMagalhães, Cristiano Filipe Pereira2017-09-11T10:28:55Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14460TID:201721570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:18.217285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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