Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Sheila Catherine Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3778
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos, 4 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
id RCAP_4593403c3d287eb59b558a626294b587
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reformaBem-Estar SubjectivoCarreira DocenteEnsinoProfessorSatisfação ProfissionalEducationJob SatisfactionSubjective Well-BeingTeaching CareerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos, 4 de Março de 2016, Universidade dos Açores.A presente dissertação, intitulada “Satisfação Profissional e Bem-estar Subjetivo dos Professores em Pré-reforma” pretende estudar as representações de reforma, a preparação para a reforma, a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo, junto de professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (Portugal). A dissertação compreende dois estudos metodológicos. O Estudo I teve como objetivo identificar as representações de reforma de professores do ensino básico e secundário da ilha de São Miguel, através do desenvolvimento de entrevistas individuais. A análise de conteúdo permitiu concluir que os professores têm representações distintas de reforma e que vão desde a liberdade horária à entrada numa nova fase da vida. O Estudo II, de natureza quantitativa, teve como objetivos: (i) analisar os níveis de satisfação profissional e de bem-estar subjetivo dos professores dos ensino básico e secundário da Região Autónoma dos Açores; (ii) verificar se existe uma relação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais, satisfação profissional e bem-estar subjetivo; (iii) indagar sobre se os professores preparam a sua reforma; (iv) compreender se existe correlação entre a preparação para a reforma e a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo; e (vi) averiguar se os estabelecimentos de ensino da região desenvolvem programas de educação para a reforma. [...].ABSTRACT: This essay, entitled “Job Satisfaction and Subjective Well-being of Teachers in Early Retirement”, aims to study the representations of retirement, preparation for retirement, job satisfaction and subjective well-being in teachers of primary and secondary schools of the Azores in Portugal. The dissertation comprises two methodological studies. The first one, a qualitative study, aims to identify retirement conceptions of the teachers of São Miguel Island, trough individual interviews. The content analysis showed that teachers have different meanings for retirement, such as time liberty and new period of life. The second study, quantitative, aims to: (i) analyse the levels of professional satisfaction and subjective well-being of the teachers of the Azores; (ii) understand the correlations between sociodemographic variables, professional variables, professional satisfaction and subjective well-being; (iii) attest if teachers of the Azores are preparing their retirement; (iv) study the correlation between the preparation for retirement, professional satisfaction and subjective well-being; and (v) understand if the schools of the Azores have educational programs for retirement. [...].Medeiros, Maria Teresa Pires deRepositório da Universidade dos AçoresFurtado, Sheila Catherine Oliveira2016-05-17T16:31:11Z2016-03-042016-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3778201176351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:21.048188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
title Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
spellingShingle Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
Furtado, Sheila Catherine Oliveira
Bem-Estar Subjectivo
Carreira Docente
Ensino
Professor
Satisfação Profissional
Education
Job Satisfaction
Subjective Well-Being
Teaching Career
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
title_full Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
title_fullStr Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
title_full_unstemmed Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
title_sort Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reforma
author Furtado, Sheila Catherine Oliveira
author_facet Furtado, Sheila Catherine Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Maria Teresa Pires de
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Sheila Catherine Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-Estar Subjectivo
Carreira Docente
Ensino
Professor
Satisfação Profissional
Education
Job Satisfaction
Subjective Well-Being
Teaching Career
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Bem-Estar Subjectivo
Carreira Docente
Ensino
Professor
Satisfação Profissional
Education
Job Satisfaction
Subjective Well-Being
Teaching Career
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Educativos, 4 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-17T16:31:11Z
2016-03-04
2016-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3778
201176351
url http://hdl.handle.net/10400.3/3778
identifier_str_mv 201176351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715672018944