Combinar marketing de experiência com marketing de influência pode conduzir a um aumento do brand awareness digital?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Almeida e
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Susana Costa e, Sandes, Fabio Shimabukuro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39551
Resumo: Objetivo: O presente trabalho teve como principal objetivo discutir como a estratégia combinada de marketing experiencial e de marketing de influência pode conduzir a um aumento do brand awareness digital de uma marca. Ao combinar elementos do marketing de experiência com a divulgação por meio de influenciadores digitais, este artigo apresenta resultados encontrados em uma ação premiada em Portugal. Método: A metodologia utilizada é qualitativa exploratória, um estudo de caso prático de uma empresa do varejo de moda, uma ação premiada em Portugal. O modelo teórico usado na análise combina os elementos das estratégias de marketing de experiência e marketing de influência. Foram analisados fotografias, entrevista com gestor da empresa, postagens e comentários nas redes sociais da marca e das influenciadoras digitais. Principais resultados: A análise dos resultados sugere que uma estratégia que promove uma experiência de consumo às influenciadoras digitais resulta em maior envolvimento, maior número de publicações nas redes sociais e, em consequência, boca a boca maior e de melhor qualidade para a marca, amplificando a presença da marca nos canais digitais e, concludentemente, o brand awareness da marca. Relevância / Originalidade: Este estudo inova ao mesclar marketing de experiência com marketing de influência como análise dos conceitos que suportam essas estratégias e contribui com a literatura ao discutir um caso prático que obteve resultados positivos com essa ação de marketing. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Este artigo apresenta a sinergia entre a junção das estratégias de marketing de experiência e influência nas práticas gerenciais de empresas do varejo de moda.
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