O Marketing de Influência no Instagram e a crescente importância dos micro-influenciadores digitais na comunicação das marcas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16021 |
Resumo: | O marketing de influência é uma das grandes tendências do marketing digital, sendo que os micro-influenciadores têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. Parece indiscutível que as pessoas acreditam cada vez mais em indivíduos aparentemente comuns do que nas próprias marcas. Por isso, os micro-influenciadores são uma aposta forte por parte das mesmas, destacando-se pela sua autenticidade e eficiência em atingir o seu público alvo, apesar de não terem muitos seguidores. Nesse sentido, o principal objetivo da presente investigação é fornecer uma visão geral, na perspetiva dos micro-influenciadores presentes no Instagram, do seu negócio e das relações que estabelecem com as marcas, as agências e os seguidores. Optou-se assim pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a profissionais de marketing (marcas e agências) e a micro-influenciadores digitais. No método quantitativo, foi realizado um inquérito aos seguidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que os micro-influenciadores assumem uma especial importância no âmbito do marketing de influência, assim como o Instagram, que é a rede de eleição quando se trata de realizar campanhas de marketing digital. Para além disso, o estudo comprova que todos os players envolvidos - marcas, agências, micro-influenciadores e seguidores – identificam vantagens para o desenvolvimento das atividades de marketing de influência. |
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O Marketing de Influência no Instagram e a crescente importância dos micro-influenciadores digitais na comunicação das marcasMarketing digitalMarketing de influênciaMicro-influenciadores digitaisInstagramInfluence marketingDigital micro-influencersDigital marketingGestãoO marketing de influência é uma das grandes tendências do marketing digital, sendo que os micro-influenciadores têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. Parece indiscutível que as pessoas acreditam cada vez mais em indivíduos aparentemente comuns do que nas próprias marcas. Por isso, os micro-influenciadores são uma aposta forte por parte das mesmas, destacando-se pela sua autenticidade e eficiência em atingir o seu público alvo, apesar de não terem muitos seguidores. Nesse sentido, o principal objetivo da presente investigação é fornecer uma visão geral, na perspetiva dos micro-influenciadores presentes no Instagram, do seu negócio e das relações que estabelecem com as marcas, as agências e os seguidores. Optou-se assim pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a profissionais de marketing (marcas e agências) e a micro-influenciadores digitais. No método quantitativo, foi realizado um inquérito aos seguidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que os micro-influenciadores assumem uma especial importância no âmbito do marketing de influência, assim como o Instagram, que é a rede de eleição quando se trata de realizar campanhas de marketing digital. Para além disso, o estudo comprova que todos os players envolvidos - marcas, agências, micro-influenciadores e seguidores – identificam vantagens para o desenvolvimento das atividades de marketing de influência.Influence marketing is one of the big trends in digital marketing, and micro-influencers have been gaining importance in recent years. It seems indisputable that people increasingly believe in seemingly ordinary individuals than in brands. Therefore, microinfluencers are a strong bet of brands, which stand out for their authenticity and efficiency in reaching their target audience, although they do not have many followers. In this sense, the main objective of the present investigation is to provide an overview from the perspective of the micro-influencers present on Instagram, their business, and the relationships they establish with brands, agencies and followers. Thus, we opted for the use of a mixed method, which combines the application of qualitative and quantitative techniques. Under the qualitative method, interviews were conducted with marketers and digital micro-influencers. In the quantitative method, a survey of followers was conducted. The results obtained allowed us to conclude that micro-influencers assume a special importance in the field of influence marketing, as well as Instagram, which is the network of choice when it comes to conducting digital marketing campaigns. In addition, the study proves that all players involved - brands, agencies, micro-influencers and followers - identify advantages for the development of influence marketing activities.Santos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPerdigão, Inês de Almeida2020-07-01T10:02:59Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16021TID:202489051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:45.267462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O marketing de influência é uma das grandes tendências do marketing digital, sendo que os micro-influenciadores têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. Parece indiscutível que as pessoas acreditam cada vez mais em indivíduos aparentemente comuns do que nas próprias marcas. Por isso, os micro-influenciadores são uma aposta forte por parte das mesmas, destacando-se pela sua autenticidade e eficiência em atingir o seu público alvo, apesar de não terem muitos seguidores. Nesse sentido, o principal objetivo da presente investigação é fornecer uma visão geral, na perspetiva dos micro-influenciadores presentes no Instagram, do seu negócio e das relações que estabelecem com as marcas, as agências e os seguidores. Optou-se assim pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a profissionais de marketing (marcas e agências) e a micro-influenciadores digitais. No método quantitativo, foi realizado um inquérito aos seguidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que os micro-influenciadores assumem uma especial importância no âmbito do marketing de influência, assim como o Instagram, que é a rede de eleição quando se trata de realizar campanhas de marketing digital. Para além disso, o estudo comprova que todos os players envolvidos - marcas, agências, micro-influenciadores e seguidores – identificam vantagens para o desenvolvimento das atividades de marketing de influência. |
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