O contributo da Nintendo Wii® na motricidade infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6234 |
Resumo: | — O crescente sedentarismo nas crianças de nossa sociedade atual é um problema que vem preocupando os Educadores da Infância. Levando em conta o avanço da tecnologia e o fato de que as crianças nas salas de atividades atuais são consideradas Nativos Digitais, pretendemos introduzir o Nintendo Wii® nas atividades motoras desenvolvidas pelas crianças, a fim de verificar sua contribuição para as habilidades motoras das crianças. Para tanto, os objetivos deste estudo foram focados na promoção de recursos digitais em atividades relacionadas à expressão motora; a análise do efeito da prática de atividades motoras realizadas com o Nintendo Wii® e a identificação de mudanças no desenvolvimento motor de crianças, nomeadamente nas variáveis analisadas, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e praxia global, resultantes da prática no ambiente virtual. A presente investigação foi desenvolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, em um grupo de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta investigação, o paradigma qualitativo e quantitativo foi combinado. Uma abordagem qualitativa mista também foi desenvolvida, combinando pesquisa de ação e estudo de caso exploratório, devido à singularidade do estudo. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos instrumentos e técnicas: observação participante, notas de campo, mídia audiovisual, BPM, entrevista semiestruturada e questionários. A implementação foi desenvolvida em sete sessões, nas quais as crianças do grupo experimental usaram o Nintendo Wii® e seus acessórios (Wii Remote e Balance Board). Após a devida análise de todos os dados coletados, podemos concluir que o Nintendo Wii® contribui significativamente na motricidade das crianças, ou seja, na melhoria das habilidades motoras. Vale ressaltar que a realização de atividades motoras com o Nintendo Wii® gerou no espírito colaborativo espontâneo das crianças; competição saudável, porque o que importava era a realização de atividades motoras e não exatamente o ganho de pontos, e a pontuação emergia como um elemento motivador em termos de pessoas, dando origem a maiores sentimentos de autoestima |
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Para tanto, os objetivos deste estudo foram focados na promoção de recursos digitais em atividades relacionadas à expressão motora; a análise do efeito da prática de atividades motoras realizadas com o Nintendo Wii® e a identificação de mudanças no desenvolvimento motor de crianças, nomeadamente nas variáveis analisadas, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e praxia global, resultantes da prática no ambiente virtual. A presente investigação foi desenvolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, em um grupo de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta investigação, o paradigma qualitativo e quantitativo foi combinado. Uma abordagem qualitativa mista também foi desenvolvida, combinando pesquisa de ação e estudo de caso exploratório, devido à singularidade do estudo. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos instrumentos e técnicas: observação participante, notas de campo, mídia audiovisual, BPM, entrevista semiestruturada e questionários. A implementação foi desenvolvida em sete sessões, nas quais as crianças do grupo experimental usaram o Nintendo Wii® e seus acessórios (Wii Remote e Balance Board). Após a devida análise de todos os dados coletados, podemos concluir que o Nintendo Wii® contribui significativamente na motricidade das crianças, ou seja, na melhoria das habilidades motoras. Vale ressaltar que a realização de atividades motoras com o Nintendo Wii® gerou no espírito colaborativo espontâneo das crianças; competição saudável, porque o que importava era a realização de atividades motoras e não exatamente o ganho de pontos, e a pontuação emergia como um elemento motivador em termos de pessoas, dando origem a maiores sentimentos de autoestimaThe increasingly visible sedentarism in the children of our current society is a problem that has been worrying the Childhood Educators. Taking into account the advancement of technology and the fact that children in today's activity rooms are considered as Digital Natives, we intend to introduce the Nintendo Wii® into the motor activities developed by children in order to verify their contribution to children's motor skills. To this end, the objectives of this study focused on the promotion of digital resources in activities related to motor expression; the analysis of the effect of the practice of motor activities performed with Nintendo Wii® and the identification of changes in children's motor development, namely in the analyzed variables, balance, laterality, body notion and global praxia, resulting from practice in the environment virtual. The present investigation was developed in the Supervised Practice in Pre-School Education, in a group of children between the ages of 4 and 5 years. In this investigation the qualitative and quantitative paradigm was combined. A mixed qualitative approach was also developed, combining action research and exploratory case study, due to the uniqueness of the study. For the collection of data, several instruments and techniques were used: participant observation, field notes, audiovisual media, BPM, semi-structured interview and questionnaire surveys. The implementation was developed in seven sessions, in which the children of the experimental group used the Nintendo Wii® and its accessories (Wii Remote and Balance Board). After the due analysis of all the collected data, we can conclude that the Nintendo Wii® contributes significantly in the children's motricity, that is, in the improvement of motor skills. It is noteworthy that the accomplishment of motor activities with the Nintendo Wii® generated in the children spontaneous collaborative spirit; healthy competition, because what mattered was the accomplishment of motor activities and not exactly the gain of points, and the punctuation emerged as a motivating element in terms of people, giving rise to greater feelings of self-esteemUniversidad de CádizRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueSantos, TâniaHonório, Samuel2018-10-09T08:22:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6234porGIL, Henrique ; SANTOS, Tânia ; HONÓRIO, Samuel (2018) - O contributo da Nintendo Wii® na motricidade infantil. In International Symposium on Computers in Education, 20, Cádiz 19-21 september – Proceedings. Cádiz : Universidad de Cádiz. p. 1-5.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:04Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:55.290368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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