A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6270 |
Resumo: | As salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substituto |
id |
RCAP_448befed4cb421a679ddc3cd64cfb933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolarEducação FísicaMotricidade infantiNintendo Wii®Tecnologias de Informação e ComunicaçãoPhysical EducationChildhood motorPhysical Nintendo Wii®Information and Communication TechnologiesAs salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substitutoThe activity rooms, currently occupied by Child Care Educators, are occupied by «Nativos Digitais». That is, those who were born in an era totally surrounded by new technologies. It is up to the educator to take advantage of the potential of the technologies and to use them in the activities that develop with the children. Thus, with this study we intend to introduce the Nintendo Wii® in Physical Education activities with pre-school children. The present study was carried out in the context of the Supervised Practice in Pre-School Education, with 11 children aged between 4 and 5 years. The research was mixed (qualitative and quantitative) and a detailed description of the phenomena was carried out in the context and an analysis of statistical data (Mann-Whitney and Wilcoxon). The mixed methodology combined action research and exploratory case study, since no studies involving Nintendo Wii® in the field of Pre-School Education were found. The data collection was carried out through several instruments and techniques: participant observation; field notes; audiovisual media; Psychomotor Battery; semi-structured interviews with the kindergarten teachers and questionnaires to the caregivers applied at the end of the intervention. The intervention took place in seven sessions. In these, six of the children, belonging to the experimental group, used the Nintendo Wii® and its accessories (Wii Remote and Balance Board). With the detailed analysis of the collected data, we verified that the accomplishment of activities of Physical Education with the Nintendo Wii® generated in the children spontaneous feelings of mutual aid between them; competition as punctuation emerged as motivation in personal terms, giving rise to feelings of greater self-esteem. It is important to mention that this resource should be used as a complement to Physical Education and not as a substituteInstituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, TâniaGil, HenriqueHonório, Samuel2018-11-22T11:41:41Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6270porSANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 647-656.978-989-8753-46-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:08Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:57.362777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
title |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
spellingShingle |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar Santos, Tânia Educação Física Motricidade infanti Nintendo Wii® Tecnologias de Informação e Comunicação Physical Education Childhood motor Physical Nintendo Wii® Information and Communication Technologies |
title_short |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
title_full |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
title_fullStr |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
title_sort |
A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar |
author |
Santos, Tânia |
author_facet |
Santos, Tânia Gil, Henrique Honório, Samuel |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique Honório, Samuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Gil, Henrique Honório, Samuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Motricidade infanti Nintendo Wii® Tecnologias de Informação e Comunicação Physical Education Childhood motor Physical Nintendo Wii® Information and Communication Technologies |
topic |
Educação Física Motricidade infanti Nintendo Wii® Tecnologias de Informação e Comunicação Physical Education Childhood motor Physical Nintendo Wii® Information and Communication Technologies |
description |
As salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substituto |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22T11:41:41Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 647-656. 978-989-8753-46-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830580219904 |