A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gil, Henrique, Honório, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6270
Resumo: As salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substituto
id RCAP_448befed4cb421a679ddc3cd64cfb933
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolarEducação FísicaMotricidade infantiNintendo Wii®Tecnologias de Informação e ComunicaçãoPhysical EducationChildhood motorPhysical Nintendo Wii®Information and Communication TechnologiesAs salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substitutoThe activity rooms, currently occupied by Child Care Educators, are occupied by «Nativos Digitais». That is, those who were born in an era totally surrounded by new technologies. It is up to the educator to take advantage of the potential of the technologies and to use them in the activities that develop with the children. Thus, with this study we intend to introduce the Nintendo Wii® in Physical Education activities with pre-school children. The present study was carried out in the context of the Supervised Practice in Pre-School Education, with 11 children aged between 4 and 5 years. The research was mixed (qualitative and quantitative) and a detailed description of the phenomena was carried out in the context and an analysis of statistical data (Mann-Whitney and Wilcoxon). The mixed methodology combined action research and exploratory case study, since no studies involving Nintendo Wii® in the field of Pre-School Education were found. The data collection was carried out through several instruments and techniques: participant observation; field notes; audiovisual media; Psychomotor Battery; semi-structured interviews with the kindergarten teachers and questionnaires to the caregivers applied at the end of the intervention. The intervention took place in seven sessions. In these, six of the children, belonging to the experimental group, used the Nintendo Wii® and its accessories (Wii Remote and Balance Board). With the detailed analysis of the collected data, we verified that the accomplishment of activities of Physical Education with the Nintendo Wii® generated in the children spontaneous feelings of mutual aid between them; competition as punctuation emerged as motivation in personal terms, giving rise to feelings of greater self-esteem. It is important to mention that this resource should be used as a complement to Physical Education and not as a substituteInstituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, TâniaGil, HenriqueHonório, Samuel2018-11-22T11:41:41Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6270porSANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 647-656.978-989-8753-46-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:08Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:57.362777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
title A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
spellingShingle A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
Santos, Tânia
Educação Física
Motricidade infanti
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Physical Education
Childhood motor
Physical Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
title_short A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
title_full A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
title_fullStr A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
title_full_unstemmed A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
title_sort A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar
author Santos, Tânia
author_facet Santos, Tânia
Gil, Henrique
Honório, Samuel
author_role author
author2 Gil, Henrique
Honório, Samuel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia
Gil, Henrique
Honório, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Motricidade infanti
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Physical Education
Childhood motor
Physical Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
topic Educação Física
Motricidade infanti
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Physical Education
Childhood motor
Physical Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
description As salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substituto
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T11:41:41Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6270
url http://hdl.handle.net/10400.11/6270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 647-656.
978-989-8753-46-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830580219904