Contribuição para uma análise estratégica do sector das telecomunicações em Portugal : o caso Telepac S.A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24678 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Gestão |
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Contribuição para uma análise estratégica do sector das telecomunicações em Portugal : o caso Telepac S.A.TelecomunicaçõesServiçosConcorrênciaDesregulamentaçãoEstratégiaInformaçãoTelecommunicationsServicesCompetitionDeregulationStrategyInformationTese de Mestrado em GestãoO sector das telecomunicações na Europa e, em geral, no mundo industrializado, incluindo Portugal, está a mudar. Necessidades de mercado, liberalização, concorrência e evolução tecnológica são os vectores fundamentais de mudança envolvidos na transformação de um sector com um papel vital na economia moderna na sua globalidade. Comunicar tornar-se-á numa commodity com um peso crescente na economia. A concorrência, por seu turno, está a moldar a estrutura de mercado do sector. Os antigos monopólios enfrentam agora um futuro mais incerto num contexto concorrencial. Por consequência novas abordagens serão necessárias. A Telepac S.A., uma empresa relativamente jovem no negócio da comunicação de dados enfrenta um contexto concorrencial quando ao mesmo tempo transformações profundas ocorrem no sector das telecomunicações em Portugal. As suas opções estratégicas, orientadas no sentido da diversificação e captura de valor acrescentado são um paradigma para qualquer organização congénere num contexto mais geral da estrutura da organização a que pertence. A migração de valor no sentido ascendente da cadeia de valor da oferta de serviços de telecomunicações será a tendência predominante no sector nos próximos anos.The telecommunications sector in Europe -and, in general, in the developed world including Portugal, is changing at a very fast pace. Market needs, deregulation, competition, and technology evolution are the major forces involved in shaping the sector having a vital role in the economy as a whole. To cornmunicate will become a widespread commodity with a growing ímpact in the European economy. Competition, on its turn, is shaping the market structure of the sector. Old monopolies are now being faced with a less bright future in a competitive environment. Therefore a new modus operandi will be needed. TELEPAC S.A., a relatively young company in the data communications business is faced with a changing competitive environment while at the same time deep changes occur in the telecommunications sector in Portugal. Its strategic choices towards services diversification and value added capture are a paradigm for any similar organisation in the wider context of the portuguese PTT. Value migration upwards in the telecommunications services value chain will be the main current in the years to come.ISEGGonçalves, VitorRepositório da Universidade de LisboaGouveia, Arnaldo L.2022-06-27T11:03:22Z1996-061996-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24678porGouveia, Arnaldo L. (1996) . " Contribuição para uma análise estratégica do sector das telecomunicações em Portugal: o caso Telepac S.A.". Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:39.958872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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