Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Água, Solange Vera Nunes de Lima de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte, Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52314
Resumo: Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.
id RCAP_45d1b0511dfb8c67f8915b0a092eb23d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em PortugalHigh School and Information and Communication Technologies: a reflection on Education in PortugalLa educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en PortugalEnsino secundárioTICIntegraçãoPolíticas públicasHigh SchoolInformation and Communication TechnologiesIntegrationPublic policyEducación secundariaIntegración de las Tecnologías de Información y ComunicaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.This paper presents part of a research that was conducted in post-doctoral stage whose purpose was to analyze public politics related to high school and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Portugal. This is a qualitative research conducted through a documental and bibliographical study that presents, besides a concise history of technology integration in education related to the programs carried out in Secondary Education of Portugal, data that were taken from the Routes Observatory of Secondary School Students of the Statistics and Planning Education Office (OTES / GEPE), that expand the analysis field. The results indicate the importance of technological equipping available in schools as a result of public politics, a relevant interest of the university in the training of teachers and the importance of actions related to the enhancement of digital literacy among teachers and students of public schools.Este artículo presenta parte de la investigación llevada a cabo en la etapa post-doctoral cuyo objetivo era analizar las políticas públicas relacionadas con la educación secundaria y el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Portugal. Se trata de una investigación cualitativa realizada a través de estudio documental y bibliográfico que presenta, además de la concisa histórica de la integración de las tecnologías en relación con los programas en la educación secundaria de Portugal, los datos recorridos del Observatorio de Trayectos de los Estudiantes de la Educación Secundaria de la Oficina de Estadística y Planificación de la Educación (Otes/Gepe), que amplían el campo del análisis. Los resultados indican la importancia de equipamientos tecnológicos disponibles en las escuelas como resultado de las polí- ticas públicas, la relevante participación de la universidad en la formación continuada de los profesores y la importancia de las acciones relacionadas a la valorización de la cultura digital entre los profesores y alumnos de la escuela pública.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Universidade do MinhoÁgua, Solange Vera Nunes de Lima deSilva, Bento DuarteAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini de2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52314porD’água, Solange, Silva, Bento & Almeida, Maria Elizabeth (2017). Ensino Secundário e TIC: Uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 191-215, abr./jun. 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pp. 191-2151981-180210.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:50.214829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
High School and Information and Communication Technologies: a reflection on Education in Portugal
La educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en Portugal
title Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
spellingShingle Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
Água, Solange Vera Nunes de Lima de
Ensino secundário
TIC
Integração
Políticas públicas
High School
Information and Communication Technologies
Integration
Public policy
Educación secundaria
Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
title_full Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
title_fullStr Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
title_full_unstemmed Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
title_sort Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
author Água, Solange Vera Nunes de Lima de
author_facet Água, Solange Vera Nunes de Lima de
Silva, Bento Duarte
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Água, Solange Vera Nunes de Lima de
Silva, Bento Duarte
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
TIC
Integração
Políticas públicas
High School
Information and Communication Technologies
Integration
Public policy
Educación secundaria
Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino secundário
TIC
Integração
Políticas públicas
High School
Information and Communication Technologies
Integration
Public policy
Educación secundaria
Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52314
url https://hdl.handle.net/1822/52314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv D’água, Solange, Silva, Bento & Almeida, Maria Elizabeth (2017). Ensino Secundário e TIC: Uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 191-215, abr./jun. 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pp. 191-215
1981-1802
10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132211874627584