Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52314 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública. |
id |
RCAP_45d1b0511dfb8c67f8915b0a092eb23d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em PortugalHigh School and Information and Communication Technologies: a reflection on Education in PortugalLa educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en PortugalEnsino secundárioTICIntegraçãoPolíticas públicasHigh SchoolInformation and Communication TechnologiesIntegrationPublic policyEducación secundariaIntegración de las Tecnologías de Información y ComunicaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.This paper presents part of a research that was conducted in post-doctoral stage whose purpose was to analyze public politics related to high school and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Portugal. This is a qualitative research conducted through a documental and bibliographical study that presents, besides a concise history of technology integration in education related to the programs carried out in Secondary Education of Portugal, data that were taken from the Routes Observatory of Secondary School Students of the Statistics and Planning Education Office (OTES / GEPE), that expand the analysis field. The results indicate the importance of technological equipping available in schools as a result of public politics, a relevant interest of the university in the training of teachers and the importance of actions related to the enhancement of digital literacy among teachers and students of public schools.Este artículo presenta parte de la investigación llevada a cabo en la etapa post-doctoral cuyo objetivo era analizar las políticas públicas relacionadas con la educación secundaria y el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Portugal. Se trata de una investigación cualitativa realizada a través de estudio documental y bibliográfico que presenta, además de la concisa histórica de la integración de las tecnologías en relación con los programas en la educación secundaria de Portugal, los datos recorridos del Observatorio de Trayectos de los Estudiantes de la Educación Secundaria de la Oficina de Estadística y Planificación de la Educación (Otes/Gepe), que amplían el campo del análisis. Los resultados indican la importancia de equipamientos tecnológicos disponibles en las escuelas como resultado de las polí- ticas públicas, la relevante participación de la universidad en la formación continuada de los profesores y la importancia de las acciones relacionadas a la valorización de la cultura digital entre los profesores y alumnos de la escuela pública.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Universidade do MinhoÁgua, Solange Vera Nunes de Lima deSilva, Bento DuarteAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini de2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52314porD’água, Solange, Silva, Bento & Almeida, Maria Elizabeth (2017). Ensino Secundário e TIC: Uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 191-215, abr./jun. 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pp. 191-2151981-180210.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:50.214829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal High School and Information and Communication Technologies: a reflection on Education in Portugal La educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en Portugal |
title |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
spellingShingle |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal Água, Solange Vera Nunes de Lima de Ensino secundário TIC Integração Políticas públicas High School Information and Communication Technologies Integration Public policy Educación secundaria Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
title_full |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
title_fullStr |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
title_full_unstemmed |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
title_sort |
Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
author |
Água, Solange Vera Nunes de Lima de |
author_facet |
Água, Solange Vera Nunes de Lima de Silva, Bento Duarte Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Água, Solange Vera Nunes de Lima de Silva, Bento Duarte Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino secundário TIC Integração Políticas públicas High School Information and Communication Technologies Integration Public policy Educación secundaria Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino secundário TIC Integração Políticas públicas High School Information and Communication Technologies Integration Public policy Educación secundaria Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06 2017-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52314 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
D’água, Solange, Silva, Bento & Almeida, Maria Elizabeth (2017). Ensino Secundário e TIC: Uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 191-215, abr./jun. 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pp. 191-215 1981-1802 10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132211874627584 |