Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filhó, Tiago Valongo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18735
Resumo: O estágio pedagógico apresenta-se como uma das oportunidades mais enriquecedoras, que o professor dispõe no seu currículo formativo. O presente documento tem como finalidade o relato das experiências, suportadas por uma análise reflexiva, que ocorreram durante o ano letivo 2017-2018, na escola básica integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre. O documento providencia um momento reflexivo em relação às quatro áreas presentes do guia de estágio, que estipularam as possíveis rotas durante esta viagem. As áreas são as seguintes: Área 1: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2: investigação e inovação pedagógica; área 3: participação na escola; área 4: relação com a comunidade. A navegação entre as 4 áreas permitiu a aquisição de competências essenciais inerentes à prática de um professor. A reflexão surge como ferramenta essencial na construção da identidade profissional de um docente. Através da análise sobre a própria prática o professor inteira-se do filme que se desenrolou na aula, podendo deste modo ajustá-lo para corresponder aos objetivos e necessidades educativas dos alunos. Como consequência deste processo foi potenciado o crescimento pessoal e profissional do docente. O foco de qualquer viagem que queira rumar em direção à propagação do conhecimento, tem de se sustentar nas aprendizagens dos alunos. Torna-se deste modo essencial que as aprendizagens não se tornem restritas à aquisição dos conteúdos previstos, mas sim que privilegie a formação harmoniosa e multilateral dos jovens. Este documento permite assim elucidar o leitor face a toda a ação, projeção e avaliação articulada nas diversas atividades de estágio.
id RCAP_45d50bad1f9b2ed7ebdfdb5f83e2475f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de LencastreEducação físicaCurrículoEstágio pedagógicoReflexãoFormação multilateralPhysical educationCurriculumPedagogical internshipReflectionProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico apresenta-se como uma das oportunidades mais enriquecedoras, que o professor dispõe no seu currículo formativo. O presente documento tem como finalidade o relato das experiências, suportadas por uma análise reflexiva, que ocorreram durante o ano letivo 2017-2018, na escola básica integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre. O documento providencia um momento reflexivo em relação às quatro áreas presentes do guia de estágio, que estipularam as possíveis rotas durante esta viagem. As áreas são as seguintes: Área 1: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2: investigação e inovação pedagógica; área 3: participação na escola; área 4: relação com a comunidade. A navegação entre as 4 áreas permitiu a aquisição de competências essenciais inerentes à prática de um professor. A reflexão surge como ferramenta essencial na construção da identidade profissional de um docente. Através da análise sobre a própria prática o professor inteira-se do filme que se desenrolou na aula, podendo deste modo ajustá-lo para corresponder aos objetivos e necessidades educativas dos alunos. Como consequência deste processo foi potenciado o crescimento pessoal e profissional do docente. O foco de qualquer viagem que queira rumar em direção à propagação do conhecimento, tem de se sustentar nas aprendizagens dos alunos. Torna-se deste modo essencial que as aprendizagens não se tornem restritas à aquisição dos conteúdos previstos, mas sim que privilegie a formação harmoniosa e multilateral dos jovens. Este documento permite assim elucidar o leitor face a toda a ação, projeção e avaliação articulada nas diversas atividades de estágio.pedagogical stage presents itself as one of the most enriching opportunities that the teacher has in his formative curriculum. The purpose of this document is to describe the experiences, supported by a reflexive analysis, that occurred during the 2017-2018 school year, in the integrated basic school Rainha Dona Leonor de Lencastre. The document provides a thoughtful moment into the relation of the four areas present in the internship guide, which stipulated the possible routes during this journey. The areas are the following: Area 1: organization and management of teaching and learning; area 2: research and pedagogical innovation; area 3: participation in school; area 4: relationship with the community. The navigation between the four areas allowed the acquisition of essential competences inherent to the practice of a teacher. Reflection appears as an essential tool in the construction of the professional identity of a teacher. Through the analysis of the practice itself, the teacher becomes aware of the film that unfolded in the classroom, thus adjusting it to match the students' educational goals and needs. As a consequence of this process the personal and professional growth of the teacher is boosted. The focus of any journey that wants to move towards the spread of knowledge, has to be sustained in the learnings of the students. It is thus essential that learning should not be restricted to the acquisition of the intended contents, but rather should favor the harmonious and multilateral formation of young people. This document allows to elucidate the reader against all the action, projection and evaluation articulated in the diverse activities of internship.Marques, Adilson Passos da CostaRepositório da Universidade de LisboaFilhó, Tiago Valongo2019-11-18T11:53:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18735TID:202302466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:44.518336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
title Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
Filhó, Tiago Valongo
Educação física
Currículo
Estágio pedagógico
Reflexão
Formação multilateral
Physical education
Curriculum
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Básica Rainha D.Leonor de Lencastre
author Filhó, Tiago Valongo
author_facet Filhó, Tiago Valongo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adilson Passos da Costa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Filhó, Tiago Valongo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Currículo
Estágio pedagógico
Reflexão
Formação multilateral
Physical education
Curriculum
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Currículo
Estágio pedagógico
Reflexão
Formação multilateral
Physical education
Curriculum
Pedagogical internship
Reflection
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico apresenta-se como uma das oportunidades mais enriquecedoras, que o professor dispõe no seu currículo formativo. O presente documento tem como finalidade o relato das experiências, suportadas por uma análise reflexiva, que ocorreram durante o ano letivo 2017-2018, na escola básica integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre. O documento providencia um momento reflexivo em relação às quatro áreas presentes do guia de estágio, que estipularam as possíveis rotas durante esta viagem. As áreas são as seguintes: Área 1: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2: investigação e inovação pedagógica; área 3: participação na escola; área 4: relação com a comunidade. A navegação entre as 4 áreas permitiu a aquisição de competências essenciais inerentes à prática de um professor. A reflexão surge como ferramenta essencial na construção da identidade profissional de um docente. Através da análise sobre a própria prática o professor inteira-se do filme que se desenrolou na aula, podendo deste modo ajustá-lo para corresponder aos objetivos e necessidades educativas dos alunos. Como consequência deste processo foi potenciado o crescimento pessoal e profissional do docente. O foco de qualquer viagem que queira rumar em direção à propagação do conhecimento, tem de se sustentar nas aprendizagens dos alunos. Torna-se deste modo essencial que as aprendizagens não se tornem restritas à aquisição dos conteúdos previstos, mas sim que privilegie a formação harmoniosa e multilateral dos jovens. Este documento permite assim elucidar o leitor face a toda a ação, projeção e avaliação articulada nas diversas atividades de estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-18T11:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18735
TID:202302466
url http://hdl.handle.net/10400.5/18735
identifier_str_mv TID:202302466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131129246121984