Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Marcelo Hipácio Albino da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10580
Resumo: O estágio pedagógico constitui-se como um momento de formação em regime de supervisão pedagógica, habilitante da função de professor de Educação Física. Neste sentido, todo o processo foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Assumindo ao longo do relatório que o sucesso educativo dos alunos, deve ser o foco das decisões e ações dos professores e das escolas, o presente documento expõe as atividades realizadas ao longo deste ano letivo, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Como a atividade do professor não se cinge ao contexto da sala de aula, é feita a caraterização do processo de estágio nas diferentes áreas de intervenção de um professor de Educação Física. Assim, a contextualização da comunidade escolar é apresentada para enquadrar todas as atividades realizadas e decisões tomadas. Em cada um dos contextos participados são descritas as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para as superar. O desenvolvimento profissional e pessoal, integrado nas características e decisões específicas da organização escolar, é analisado numa visão projetiva. Neste sentido, é feito um paralelismo entre as dificuldades encontradas e as ações pedagógicas futuras, procurando estabelecer estratégias tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional.
id RCAP_807c9dfc1199a114cdc98a7e73b4bc6a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de LencastreEducação FísicaEstágio pedagógicoProfessorEstratégiasReflexãoPhysical EducationTeacher trainingTeacherStrategiesReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico constitui-se como um momento de formação em regime de supervisão pedagógica, habilitante da função de professor de Educação Física. Neste sentido, todo o processo foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Assumindo ao longo do relatório que o sucesso educativo dos alunos, deve ser o foco das decisões e ações dos professores e das escolas, o presente documento expõe as atividades realizadas ao longo deste ano letivo, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Como a atividade do professor não se cinge ao contexto da sala de aula, é feita a caraterização do processo de estágio nas diferentes áreas de intervenção de um professor de Educação Física. Assim, a contextualização da comunidade escolar é apresentada para enquadrar todas as atividades realizadas e decisões tomadas. Em cada um dos contextos participados são descritas as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para as superar. O desenvolvimento profissional e pessoal, integrado nas características e decisões específicas da organização escolar, é analisado numa visão projetiva. Neste sentido, é feito um paralelismo entre as dificuldades encontradas e as ações pedagógicas futuras, procurando estabelecer estratégias tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional.The teacher training is part of the graduation, through a supervised and guided teaching practice, qualifying Physical Education teachers. Thus, the whole procedure was guided aiming at the development of skills associated with the teaching career. Assuming, in this report, that the students’ educational success must be the focus of the decisions and actions made by teachers and schools, this document presents the activities carried out throughout this school year, in a reflective, critical and projective way. As the role of a teacher is not just within a classroom context, we make a characterization of the teacher training process, in the different fields a physical education teacher operates. In this way, the contextualization of the school community is presented in order to frame all the activities that were carried out, and what decisions were made. It is reported, in each of the participating contexts, the difficulties encountered and the strategies used to overcome them. The professional and personal development, integrated with the characteristics and school organization specific decisions, is analyzed from a projective point of view. In this way, it is made a parallelism between the difficulties encountered and the future pedagogical actions, trying to establish strategies aiming at the continuous professional development.Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaGraça, Marcelo Hipácio Albino da2016-01-06T16:03:01Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:01.310378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
Graça, Marcelo Hipácio Albino da
Educação Física
Estágio pedagógico
Professor
Estratégias
Reflexão
Physical Education
Teacher training
Teacher
Strategies
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
author Graça, Marcelo Hipácio Albino da
author_facet Graça, Marcelo Hipácio Albino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Marcelo Hipácio Albino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
Professor
Estratégias
Reflexão
Physical Education
Teacher training
Teacher
Strategies
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio pedagógico
Professor
Estratégias
Reflexão
Physical Education
Teacher training
Teacher
Strategies
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico constitui-se como um momento de formação em regime de supervisão pedagógica, habilitante da função de professor de Educação Física. Neste sentido, todo o processo foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Assumindo ao longo do relatório que o sucesso educativo dos alunos, deve ser o foco das decisões e ações dos professores e das escolas, o presente documento expõe as atividades realizadas ao longo deste ano letivo, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva. Como a atividade do professor não se cinge ao contexto da sala de aula, é feita a caraterização do processo de estágio nas diferentes áreas de intervenção de um professor de Educação Física. Assim, a contextualização da comunidade escolar é apresentada para enquadrar todas as atividades realizadas e decisões tomadas. Em cada um dos contextos participados são descritas as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para as superar. O desenvolvimento profissional e pessoal, integrado nas características e decisões específicas da organização escolar, é analisado numa visão projetiva. Neste sentido, é feito um paralelismo entre as dificuldades encontradas e as ações pedagógicas futuras, procurando estabelecer estratégias tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-06T16:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10580
url http://hdl.handle.net/10400.5/10580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131052691685376