Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/97350 |
Resumo: | Atualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo. |
id |
RCAP_45d6d1563fa27ae3a1073bb1c0eb6633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/97350 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento CognitivoJogo EducacionalJogo SérioMotor de JogoDesenvolvimento CognitivoCriançasInstrumentos MusicaisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo.Cardoso, TiagoRUNGonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco2020-05-08T10:17:15Z2019-1220192019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/97350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:44:28Zoai:run.unl.pt:10362/97350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:43.131742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
title |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
spellingShingle |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco Jogo Educacional Jogo Sério Motor de Jogo Desenvolvimento Cognitivo Crianças Instrumentos Musicais Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
title_full |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
title_fullStr |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
title_full_unstemmed |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
title_sort |
Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo |
author |
Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco |
author_facet |
Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Tiago RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Educacional Jogo Sério Motor de Jogo Desenvolvimento Cognitivo Crianças Instrumentos Musicais Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Jogo Educacional Jogo Sério Motor de Jogo Desenvolvimento Cognitivo Crianças Instrumentos Musicais Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Atualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019 2019-12-01T00:00:00Z 2020-05-08T10:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/97350 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/97350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138003679969281 |