Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/97350
Resumo: Atualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo.
id RCAP_45d6d1563fa27ae3a1073bb1c0eb6633
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/97350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento CognitivoJogo EducacionalJogo SérioMotor de JogoDesenvolvimento CognitivoCriançasInstrumentos MusicaisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo.Cardoso, TiagoRUNGonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco2020-05-08T10:17:15Z2019-1220192019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/97350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:44:28Zoai:run.unl.pt:10362/97350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:43.131742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
title Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
spellingShingle Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco
Jogo Educacional
Jogo Sério
Motor de Jogo
Desenvolvimento Cognitivo
Crianças
Instrumentos Musicais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
title_full Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
title_fullStr Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
title_full_unstemmed Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
title_sort Dó Ré Música- Um Jogo Sério para a educação de crianças com Perturbações a nível do Desenvolvimento Cognitivo
author Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco
author_facet Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Tiago
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Hugo Filipe Castelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Educacional
Jogo Sério
Motor de Jogo
Desenvolvimento Cognitivo
Crianças
Instrumentos Musicais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Jogo Educacional
Jogo Sério
Motor de Jogo
Desenvolvimento Cognitivo
Crianças
Instrumentos Musicais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Atualmente, embora estejamos em constante evolução, indivíduos com dificuldades, nomeadamente ao nível cognitivo, como pessoas portadoras de deficiência, não dispõem ainda dos meios necessários para uma melhor adaptação ao quotidiano e integração na sociedade, pelo que existe uma necessidade de desenvolver e testar novas ferramentas que auxiliem nesta tarefa. Os vários centros e instituições que visam a recuperação e inserção desta população na sociedade dispõem de vários meios terapêuticos. No entanto, muitos desses não acompanham a evolução atual, em particular ao nível tecnológico, tornando várias sessões de terapia repetitivas e desinteressantes para os utentes. Em parceria com o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), numa iniciativa do projeto games Social Tech Booster (gSTB), foi desenvolvido um jogo sério sobre música, Dó Ré Música, com objetivo de auxiliar a aprendizagem de pessoas com perturbações a nível do desenvolvimento cognitivo, em que são estimuladas várias capacidades cognitivas e em que o utilizador participa numa sessão de terapia aliada ao divertimento de um jogo digital. Após a conceção desta ferramenta na plataforma Unity, a eficácia do jogo na aprendizagem dos utilizadores relativamente à identificação e classificação de instrumentos musicais, foi avaliada através de questionários, respondidos antes e depois da experiência. Numa amostra de 10 jogadores, a média das classificações no questionário duplicaram, passando de uma média de 55% para 93%, após o contacto dos utilizadores com o jogo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019
2019-12-01T00:00:00Z
2020-05-08T10:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/97350
url http://hdl.handle.net/10362/97350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138003679969281