“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, João Francisco Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/82460
Resumo: A definição de Necessidades Educativas Especiais (NEE) abrange crianças e adolescen-tes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer a serviços e apoios especia-lizados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adoles-centes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determi-nadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser com-batidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando. Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas, enquanto agentes educativos, deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas solu-ções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam. Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo digital, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da cria-tividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio e verificar os as-petos a melhorar na criança/adolescente, através do seu progresso no jogo
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