Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cepa, Carla, Tracana, Rosa Branca, Reis, Carlos Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3984
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
Resumo: Seguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva.
id RCAP_45dea5f28dcd8bb5d07697b1dfc80d7c
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de InfânciaTrabalho de projetoAtividades práticas em ciênciasFormação do educador de infânciaSeguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva.Editora Unijui2018-04-11T22:13:59Z2018-04-112016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3984https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172http://hdl.handle.net/10314/3984porFerreira, Maria EduardaCepa, CarlaTracana, Rosa BrancaReis, Carlos Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:44Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.116899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
title Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
spellingShingle Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
Ferreira, Maria Eduarda
Trabalho de projeto
Atividades práticas em ciências
Formação do educador de infância
title_short Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
title_full Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
title_fullStr Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
title_full_unstemmed Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
title_sort Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
author Ferreira, Maria Eduarda
author_facet Ferreira, Maria Eduarda
Cepa, Carla
Tracana, Rosa Branca
Reis, Carlos Francisco
author_role author
author2 Cepa, Carla
Tracana, Rosa Branca
Reis, Carlos Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Eduarda
Cepa, Carla
Tracana, Rosa Branca
Reis, Carlos Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projeto
Atividades práticas em ciências
Formação do educador de infância
topic Trabalho de projeto
Atividades práticas em ciências
Formação do educador de infância
description Seguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01T00:00:00Z
2018-04-11T22:13:59Z
2018-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3984
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
http://hdl.handle.net/10314/3984
url http://hdl.handle.net/10314/3984
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unijui
publisher.none.fl_str_mv Editora Unijui
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924264300544