Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3984 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172 |
Resumo: | Seguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva. |
id |
RCAP_45dea5f28dcd8bb5d07697b1dfc80d7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3984 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de InfânciaTrabalho de projetoAtividades práticas em ciênciasFormação do educador de infânciaSeguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva.Editora Unijui2018-04-11T22:13:59Z2018-04-112016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3984https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172http://hdl.handle.net/10314/3984porFerreira, Maria EduardaCepa, CarlaTracana, Rosa BrancaReis, Carlos Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:44Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.116899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
title |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
spellingShingle |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância Ferreira, Maria Eduarda Trabalho de projeto Atividades práticas em ciências Formação do educador de infância |
title_short |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
title_full |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
title_fullStr |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
title_sort |
Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância |
author |
Ferreira, Maria Eduarda |
author_facet |
Ferreira, Maria Eduarda Cepa, Carla Tracana, Rosa Branca Reis, Carlos Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Cepa, Carla Tracana, Rosa Branca Reis, Carlos Francisco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Eduarda Cepa, Carla Tracana, Rosa Branca Reis, Carlos Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de projeto Atividades práticas em ciências Formação do educador de infância |
topic |
Trabalho de projeto Atividades práticas em ciências Formação do educador de infância |
description |
Seguindo-se um modelo de formação de educadores de infância em que são privilegiadas práticas pedagógico-didáticas com uma orientação de cariz prático, analisam-se os resultados de uma investigação educacional, enquadrada na formação destes profissionais. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Partiu-se do pressuposto de que a educação baseia-se em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, e neste contexto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentam a educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática a que intitulamos Reciclar Recordações – A Magia das Ciências. Esta foi enquadrada no trabalho de projeto, trabalhada numa perspetiva interdisciplinar em contexto de ensino das Ciências, operacionalizada por meio da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural. Utilizaram-se as seguintes categorias de análise: metodologia de ensino e recursos didáticos construídos; conceções das crianças; articulação ciência-criança-meio sociocultural. Constatou-se que esta experiência pedagógico-didática permitiu desenvolver, nestas crianças, a autonomia, a partilha, o entusiasmo pela descoberta, o conhecimento científico, e possibilitou o reviver do passado, trazendo-o para o presente, como por magia. Reciclar as memórias dos seus antepassados e recordar a alegria das coisas simples, em testemunhos plenos de sinceridade, são um contributo valioso para a ligação intergeracional e a preservação da memória coletiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01T00:00:00Z 2018-04-11T22:13:59Z 2018-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3984 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172 http://hdl.handle.net/10314/3984 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3984 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unijui |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unijui |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924264300544 |