As Ciências na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bruna Melissa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9155
Resumo: O presente Relatório, essencial para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, teve por base o estágio pedagógico realizado no Infantário de Vila Real e uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais que envolveu um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este estágio pedagógico foi iniciado no dia 13 de março de 2017 e terminou ao fim de 10 semanas. O estudo, por nós desenvolvido, pretendeu refletir sobre a importância das Ciências Naturais na Educação Pré-Escolar, bem como a sua influência no desenvolvimento pessoal, intelectual e social das crianças. O estudo foi de natureza quantitativa, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. A amostra foi constituída por 18 crianças. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes de desenvolvermos os conteúdos, denominado de pré-teste, e no fim do desenvolvimento dos conteúdos, chamado de pós-teste. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Ensino das Ciências Naturais na Educação Pré-escolar constitui uma importante abordagem capaz de motivar e melhorar a compreensão de fenómenos do dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar. Para a realização deste estudo foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a Área de Conhecimento do Mundo, por esta ser uma área ligada às Ciências Naturais, como a observação e compreensão do que é um líquen, a germinação de plantas através da construção de um “relvinhas”, entre outras.
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