As Ciências na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9155 |
Resumo: | O presente Relatório, essencial para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, teve por base o estágio pedagógico realizado no Infantário de Vila Real e uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais que envolveu um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este estágio pedagógico foi iniciado no dia 13 de março de 2017 e terminou ao fim de 10 semanas. O estudo, por nós desenvolvido, pretendeu refletir sobre a importância das Ciências Naturais na Educação Pré-Escolar, bem como a sua influência no desenvolvimento pessoal, intelectual e social das crianças. O estudo foi de natureza quantitativa, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. A amostra foi constituída por 18 crianças. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes de desenvolvermos os conteúdos, denominado de pré-teste, e no fim do desenvolvimento dos conteúdos, chamado de pós-teste. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Ensino das Ciências Naturais na Educação Pré-escolar constitui uma importante abordagem capaz de motivar e melhorar a compreensão de fenómenos do dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar. Para a realização deste estudo foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a Área de Conhecimento do Mundo, por esta ser uma área ligada às Ciências Naturais, como a observação e compreensão do que é um líquen, a germinação de plantas através da construção de um “relvinhas”, entre outras. |
id |
RCAP_45e538601cdc54c7c0d24cd4ebc0464b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Ciências na Educação Pré-EscolarCiênciascriançasensino das ciênciaspré-escolarO presente Relatório, essencial para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, teve por base o estágio pedagógico realizado no Infantário de Vila Real e uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais que envolveu um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este estágio pedagógico foi iniciado no dia 13 de março de 2017 e terminou ao fim de 10 semanas. O estudo, por nós desenvolvido, pretendeu refletir sobre a importância das Ciências Naturais na Educação Pré-Escolar, bem como a sua influência no desenvolvimento pessoal, intelectual e social das crianças. O estudo foi de natureza quantitativa, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. A amostra foi constituída por 18 crianças. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes de desenvolvermos os conteúdos, denominado de pré-teste, e no fim do desenvolvimento dos conteúdos, chamado de pós-teste. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Ensino das Ciências Naturais na Educação Pré-escolar constitui uma importante abordagem capaz de motivar e melhorar a compreensão de fenómenos do dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar. Para a realização deste estudo foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a Área de Conhecimento do Mundo, por esta ser uma área ligada às Ciências Naturais, como a observação e compreensão do que é um líquen, a germinação de plantas através da construção de um “relvinhas”, entre outras.This Report, which is essential in order to achieve a Master’s Degree in Preschool and Elementary School Education, was based on the pedagogical internship undertaken at the Preschool of Vila Real and a research in the field of Natural Sciences involving a group of 5-year-old children. This pedagogical internship began on March 13, 2017 and was concluded 10 weeks later. The study, developed by us, aimed to reflect upon the importance of Natural Sciences in preschool education, as well as its influence on children’s personal, intellectual and social development. The study was quantitative, in which a questionnaire was employed to collect data and the sample consisted of 18 children. The questionnaire was applied at two moments: before addressing the contents, called pre-test; and at the end of the contents’ development, called the post-test. The results obtained allowed us to conclude that the teaching of sciences in Preschool is an important approach, capable of motivating and improving the understanding of everyday phenomena in preschool children. In order to carry out this study, several activities related to the Area of World Knowledge were developed, as this is a field linked to natural sciences, such as the observation and understanding of what a lichen is, the germination of plants through the construction of “grass heads”, among others.2019-03-20T16:37:00Z2018-05-23T00:00:00Z2018-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9155TID:202324125porDuarte, Bruna Melissa Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:09.981344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
title |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
As Ciências na Educação Pré-Escolar Duarte, Bruna Melissa Rodrigues Ciências crianças ensino das ciências pré-escolar |
title_short |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
title_full |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
title_sort |
As Ciências na Educação Pré-Escolar |
author |
Duarte, Bruna Melissa Rodrigues |
author_facet |
Duarte, Bruna Melissa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Bruna Melissa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências crianças ensino das ciências pré-escolar |
topic |
Ciências crianças ensino das ciências pré-escolar |
description |
O presente Relatório, essencial para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, teve por base o estágio pedagógico realizado no Infantário de Vila Real e uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais que envolveu um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este estágio pedagógico foi iniciado no dia 13 de março de 2017 e terminou ao fim de 10 semanas. O estudo, por nós desenvolvido, pretendeu refletir sobre a importância das Ciências Naturais na Educação Pré-Escolar, bem como a sua influência no desenvolvimento pessoal, intelectual e social das crianças. O estudo foi de natureza quantitativa, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. A amostra foi constituída por 18 crianças. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes de desenvolvermos os conteúdos, denominado de pré-teste, e no fim do desenvolvimento dos conteúdos, chamado de pós-teste. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Ensino das Ciências Naturais na Educação Pré-escolar constitui uma importante abordagem capaz de motivar e melhorar a compreensão de fenómenos do dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar. Para a realização deste estudo foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a Área de Conhecimento do Mundo, por esta ser uma área ligada às Ciências Naturais, como a observação e compreensão do que é um líquen, a germinação de plantas através da construção de um “relvinhas”, entre outras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-23T00:00:00Z 2018-05-23 2019-03-20T16:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9155 TID:202324125 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9155 |
identifier_str_mv |
TID:202324125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137106471157760 |