O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diana Raquel da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6930
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na IPSS Nuclisol Jean Piaget – Vila Real. Este apresenta a prática pedagógica desenvolvida no ensino das ciências num grupo de 21 crianças com 4 anos de idade. Pretendeu-se com este relatório refletir sobre como pode ser introduzido o trabalho prático no ensino das Ciências na Educação Pré-escolar e quais os papéis das crianças e do professor na realização do mesmo. Abordamos as definições e conceitos dos tipos de Trabalho Prático, suas características e a importância da realização destas atividades práticas no ensino das Ciências. Debruçámo-nos essencialmente sobre a Área do Conhecimento do Mundo e indicamos as possibilidades de trabalho prático a realizar no ensino das ciências no contexto escolar referido. É importante a introdução deste tipo de atividades no pré-escolar para que as crianças se sintam motivadas à aprendizagem das ciências e adquiram/comecem a utilizar os conceitos científicos corretamente. A realização deste relatório permitiu-nos também refletir sobre toda a prática pedagógica realizada para que, futuramente, possamos melhorar a nossa prática no ensino das ciências enquanto educadores/professores. Apresentamos em primeiro lugar a caracterização da instituição e do grupo de crianças, de seguida passamos à fundamentação teórica pela qual se baseou este trabalho e por fim apresentamos a prática pedagógica desenvolvida, as respetivas planificações e uma reflexão e análise sobre a mesma.
id RCAP_8995be892aecc5c482e58c64db2ac993
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolarEstágios pedagógicosEducação pré-escolarEnsino das ciênciasTrabalhos práticosO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na IPSS Nuclisol Jean Piaget – Vila Real. Este apresenta a prática pedagógica desenvolvida no ensino das ciências num grupo de 21 crianças com 4 anos de idade. Pretendeu-se com este relatório refletir sobre como pode ser introduzido o trabalho prático no ensino das Ciências na Educação Pré-escolar e quais os papéis das crianças e do professor na realização do mesmo. Abordamos as definições e conceitos dos tipos de Trabalho Prático, suas características e a importância da realização destas atividades práticas no ensino das Ciências. Debruçámo-nos essencialmente sobre a Área do Conhecimento do Mundo e indicamos as possibilidades de trabalho prático a realizar no ensino das ciências no contexto escolar referido. É importante a introdução deste tipo de atividades no pré-escolar para que as crianças se sintam motivadas à aprendizagem das ciências e adquiram/comecem a utilizar os conceitos científicos corretamente. A realização deste relatório permitiu-nos também refletir sobre toda a prática pedagógica realizada para que, futuramente, possamos melhorar a nossa prática no ensino das ciências enquanto educadores/professores. Apresentamos em primeiro lugar a caracterização da instituição e do grupo de crianças, de seguida passamos à fundamentação teórica pela qual se baseou este trabalho e por fim apresentamos a prática pedagógica desenvolvida, as respetivas planificações e uma reflexão e análise sobre a mesma.This Report, indispensable for obtaining a master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, was based on the teaching practice conducted in IPSS Nuclisol Jean Piaget - Vila Real. This presents the pedagogical practice developed in science education in a group of 21 children, aged 4 years old. The aim of this report reflects how the practical work in the teaching of Science in Pre-school Education can be introduced and what the roles of children and teacher in achieving the same. We focused primarily on the Knowledge of the World and indicate the possibilities of practical work involved in science education in the school context mentioned. It is important to introduce such activities in preschool for children to be motivated to learn science and gain/start using scientific concepts correctly. We present the definitions and concepts of the types of Practical Work, their characteristics and the importance of performing these practical activities in science education. The completion of this report allowed us also reflect on all pedagogical practice performed so that in future, we can improve our practice in science teaching as educators / teachers. First we present the characterization of the institution and the group of children, then spent the theoretical basis by which this work is based, and finally, we present the developed pedagogical practice, the respective lesson plans and reflection and analysis on the same.2016-11-29T09:57:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6930pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Diana Raquel da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:59.467993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
title O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
spellingShingle O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
Rodrigues, Diana Raquel da Silva
Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
title_short O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
title_full O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
title_fullStr O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
title_sort O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar
author Rodrigues, Diana Raquel da Silva
author_facet Rodrigues, Diana Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diana Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
topic Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
description O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na IPSS Nuclisol Jean Piaget – Vila Real. Este apresenta a prática pedagógica desenvolvida no ensino das ciências num grupo de 21 crianças com 4 anos de idade. Pretendeu-se com este relatório refletir sobre como pode ser introduzido o trabalho prático no ensino das Ciências na Educação Pré-escolar e quais os papéis das crianças e do professor na realização do mesmo. Abordamos as definições e conceitos dos tipos de Trabalho Prático, suas características e a importância da realização destas atividades práticas no ensino das Ciências. Debruçámo-nos essencialmente sobre a Área do Conhecimento do Mundo e indicamos as possibilidades de trabalho prático a realizar no ensino das ciências no contexto escolar referido. É importante a introdução deste tipo de atividades no pré-escolar para que as crianças se sintam motivadas à aprendizagem das ciências e adquiram/comecem a utilizar os conceitos científicos corretamente. A realização deste relatório permitiu-nos também refletir sobre toda a prática pedagógica realizada para que, futuramente, possamos melhorar a nossa prática no ensino das ciências enquanto educadores/professores. Apresentamos em primeiro lugar a caracterização da instituição e do grupo de crianças, de seguida passamos à fundamentação teórica pela qual se baseou este trabalho e por fim apresentamos a prática pedagógica desenvolvida, as respetivas planificações e uma reflexão e análise sobre a mesma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-11-29T09:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6930
url http://hdl.handle.net/10348/6930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137083026046976