Dispositivos de visibilidade e subjetividades: art-action
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9054 |
Resumo: | O presente ensaio visa analisar manifestações brasileiras de arte de rua urbana, procurando identificar os traços identitários dos artistas, e as estruturas em que se inserem nesse contexto. A expansão das abordagens e dos espaços de inserção é um tema central aqui de análise. Através da art-action (esfera política de representação, negociação e interlocução), o espaço público define-se como terreno do conflito e da gramática pelos quais disputas e antagonismos ganham visibilidade, na medida em que estabelece nas relações sociais o terreno da prerrogativa da palavra e que permite repertórios alternativos de descrição do mundo. |
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Dispositivos de visibilidade e subjetividades: art-actionDispositivos de visibilidade e subjetividades: art-actionDispositivos de visibilidade e subjetividades: art-actionArticleO presente ensaio visa analisar manifestações brasileiras de arte de rua urbana, procurando identificar os traços identitários dos artistas, e as estruturas em que se inserem nesse contexto. A expansão das abordagens e dos espaços de inserção é um tema central aqui de análise. Através da art-action (esfera política de representação, negociação e interlocução), o espaço público define-se como terreno do conflito e da gramática pelos quais disputas e antagonismos ganham visibilidade, na medida em que estabelece nas relações sociais o terreno da prerrogativa da palavra e que permite repertórios alternativos de descrição do mundo.This essay aims to analyze Brazilian manifestations of urban street art, seeking to identify the identity traits of artists, and the structures in which they are inserted in this context. The expansion of approaches and insertion spaces is a central theme of analysis here. Through art-action (political sphere of representation, negotiation and interlocution), public space is defined as the terrain of conflict and grammar by which disputes and antagonisms gain visibility, insofar as it establishes in social relations the terrain of the prerogative of word and that allows alternative repertoires of description of the world.This essay aims to analyze manifestations of urban street art in Brazil. It seeks to identify aspects that unify the artists and the structures in which they operate. The expansion of stylistic approaches and new areas of insertion/intervention is central to the analysis. Through art-action (defined as a politics of representation, negotiation and dialogue), the public space becomes a terrain of conflict where antagonisms can gain a crucial visibility. In this way, art-action mediates our social relations, transforms our prerogatives and allows for the emergence of alternative repertoires and world-views.DINÂMIA'CET-Iscte2014-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9054por2182-3030Martins, Rosana AparecidaRyan, Holly Evainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-23T16:02:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:43.724401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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