Pensar o género na publicidade: percepções de estudantes do ensino superior português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55145 |
Resumo: | Neste artigo discutem-se resultados do projeto PubliDiversidade. Após a realização de grupos focais com jovens universitárias/os da área de comunicação, analisaram-se as suas percepções relativamente à dimensão de género na publicidade, enfatizando também as estratégias de auto e heteroregulação existentes. Concluiu-se pela escassez de perspetivas críticas e de rutura face a representações genderizadas em anúncios publicitários, subtraindo-as a imperativos sociais e de mercado, embora algumas/alguns participantes tenham apresentado discursos que remetem para alguma reflexividade. Neste sentido, o estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma literacia publicitária crítica, com previsível impacto na edificação de uma publicidade pautada pela igualdade de género. |
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Pensar o género na publicidade: percepções de estudantes do ensino superior portuguêsPublicidade institucionalGéneroJovensPortugalAdvertisementsGenderYouthCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSocial SciencesNeste artigo discutem-se resultados do projeto PubliDiversidade. Após a realização de grupos focais com jovens universitárias/os da área de comunicação, analisaram-se as suas percepções relativamente à dimensão de género na publicidade, enfatizando também as estratégias de auto e heteroregulação existentes. Concluiu-se pela escassez de perspetivas críticas e de rutura face a representações genderizadas em anúncios publicitários, subtraindo-as a imperativos sociais e de mercado, embora algumas/alguns participantes tenham apresentado discursos que remetem para alguma reflexividade. Neste sentido, o estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma literacia publicitária crítica, com previsível impacto na edificação de uma publicidade pautada pela igualdade de género.The present paper discusses the results of the research project PubliDiversidade. Through focus group discussions with young Portuguese university students from communication courses, we sought to scan the main perceptions of these young students towards advertising, highlighting also existing self- and hetero-regulation strategies. We concluded for the absence of critical and rupture perspectives with gendered representations in ads, subtracting them to social and market imperatives, although some of the participants showed some discourses that could remit to some reflectiveness. In this sense, the study shows the importance of the enlargement of critical media literacy, with predictable impact on the promotion of advertisements lined by gender equality.Este trabalho foi apoiado financeiramente pelo consórcio estabelecido entre o Fundo Social Europeu e o Programa Operacional para o Potencial Humano, no âmbito do Quadro de Referencia de Estratégia Nacional ao abrigo da gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (FSE/POPH/QREN/CIG nº 086347/2012/73).info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)Universidade do MinhoJorge, Ana Margarida ReisCerqueira, Carla Preciosa BragaMagalhães, Sara20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55145por2179-713710.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35627http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/article/view/35627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:46.622459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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