As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotolani, Matheus D’Amico
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier Filha, Constantina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10665
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
id FURG_522afd620d982ebb59a4352ec4a36422
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10665
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantilMale and feminilities in advertisements displayed on tv channels to childrenMasculinidades y feminidades en anuncios mostrados en canales de televisión a niñosGêneroPropagandasMasculinidadesFeminilidadesGenderAdvertisementsMasculinitiesFemininitiesGéneroAnunciosFemininidadesA presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.This research aimed to analyze the Masculinities and Femininities in advertisements aimed at children, on television channels, shown in the first semester of 2018. The question was: “Which Masculinities and Femininities are produced in advertisements, aimed at children, displayed on first semester of 2018?”. The research was based on post-critical methodologies and its theoretical assumptions were based on Gender Studies and Cultural Studies. The concepts used in the research were: Gender, masculinity, femininity, media, advertising, publicity and consumption. In the discussions, we produced the following groups: “Being a girl”, “Maternity”, “Ideal of beauty”, “Being a boy” and “Production of violence”. As a synthesis of research, it was noticed how Masculinities and Femininities are produced in advertisements.Esta investigación tuvo como objetivo analizar las masculinidades y feminidades en anuncios dirigidos a niños, en canales de televisión, mostrados en el primer semestre de 2018. La pregunta fue: “¿Qué masculinidades y feminidades se producen en anuncios, dirigidos a niños, mostrados en el primer semestre de 2018? 2018?”. La investigación se basó en metodologías poscríticas y sus supuestos teóricos se basaron en Estudios de Género y Estudios Culturales. Los conceptos utilizados en la investigación fueron: género, masculinidad, feminidad, medios, publicidad, publicidad y consumo. En las discusiones producimos los siguientes grupos: “Ser niña”, “Maternidad”, “Ideal de belleza”, “Ser niño” y “Producción de violencia”. Como síntesis de la investigación, se observó cómo se producen masculinidades y feminidades en los anuncios.2023-02-12T19:23:35Z2023-02-12T19:23:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOTOLANI, M. D’A; XAVIER FILHA, C. AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 455–484, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12687. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1066510.14295/de.v9iEspecial.12687porSotolani, Matheus D’AmicoXavier Filha, Constantinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-12T19:23:36Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10665Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-12T19:23:36Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
Male and feminilities in advertisements displayed on tv channels to children
Masculinidades y feminidades en anuncios mostrados en canales de televisión a niños
title As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
spellingShingle As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
Sotolani, Matheus D’Amico
Gênero
Propagandas
Masculinidades
Feminilidades
Gender
Advertisements
Masculinities
Femininities
Género
Anuncios
Femininidades
title_short As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
title_full As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
title_fullStr As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
title_full_unstemmed As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
title_sort As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
author Sotolani, Matheus D’Amico
author_facet Sotolani, Matheus D’Amico
Xavier Filha, Constantina
author_role author
author2 Xavier Filha, Constantina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotolani, Matheus D’Amico
Xavier Filha, Constantina
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Propagandas
Masculinidades
Feminilidades
Gender
Advertisements
Masculinities
Femininities
Género
Anuncios
Femininidades
topic Gênero
Propagandas
Masculinidades
Feminilidades
Gender
Advertisements
Masculinities
Femininities
Género
Anuncios
Femininidades
description A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-12T19:23:35Z
2023-02-12T19:23:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOTOLANI, M. D’A; XAVIER FILHA, C. AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 455–484, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12687. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10665
10.14295/de.v9iEspecial.12687
identifier_str_mv SOTOLANI, M. D’A; XAVIER FILHA, C. AS MASCULINIDADES E AS FEMINILIDADES NAS PROPAGANDAS EXIBIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 455–484, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12687. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12687. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12687
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187273138634752