Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5154 |
Resumo: | O Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994) avalia duas dimensões metacognitivas de natureza geral nos adolescentes e adultos: o conhecimento da cognição, que inclui três subprocessos, e a regulação da cognição, que compreende cinco subprocessos. Neste estudo apresenta-se o processo de tradução e de adaptação do MAI à população portuguesa. A consistência interna nas dimensões conhecimento e regulação da cognição foi 0,82 e 0,90, respetivamente. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória sugerem um fator de segunda ordem com base na correlação dos resultados nas duas dimensões. A subescala conhecimento declarativo apresentou melhor validade relativa ao critério comparativamente com as demais subescalas. O MAI constitui-se um instrumento adaptado à realidade portuguesa, tanto para a avaliação da metacognição no global, como nas suas dimensões principais, permitindo apoiar a investigação relativa ao rendimento em processos de aprendizagem e formação na população adulta e de adolescentes. |
id |
RCAP_45fd83b10b0f6efbc6e6edefb908808a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesaMetacognitive awareness inventory (MAI): Adaptation and validation of portuguese versionMetacogniçãoAvaliação da metacogniçãoMetacognitive awareness inventory (MAI)PsicometriaValidade de critérioMetacognitionAssessment of metacognitionPsychometricsCriterion validityO Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994) avalia duas dimensões metacognitivas de natureza geral nos adolescentes e adultos: o conhecimento da cognição, que inclui três subprocessos, e a regulação da cognição, que compreende cinco subprocessos. Neste estudo apresenta-se o processo de tradução e de adaptação do MAI à população portuguesa. A consistência interna nas dimensões conhecimento e regulação da cognição foi 0,82 e 0,90, respetivamente. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória sugerem um fator de segunda ordem com base na correlação dos resultados nas duas dimensões. A subescala conhecimento declarativo apresentou melhor validade relativa ao critério comparativamente com as demais subescalas. O MAI constitui-se um instrumento adaptado à realidade portuguesa, tanto para a avaliação da metacognição no global, como nas suas dimensões principais, permitindo apoiar a investigação relativa ao rendimento em processos de aprendizagem e formação na população adulta e de adolescentes.The Metacognitive Awareness Inventory (MAI) of Schraw and Dennison (1994) assesses two general metacognitive dimensions in adolescents and adults: knowledge of cognition, which includes three subprocesses, and regulation of cognition, which has five subprocesses. This study shows the process of translation and adaptation of MAI to the Portuguese population. Internal consistency in the dimensions knowledge and regulation of cognition was 0.82 and 0.90, respectively. The results of Confirmatory Factor Analysis suggest a factor of second order based on the correlation of two main dimensions. The declarative knowledge subscale showed better criterion validity compared to the other subscales. The MAI constitutes an adapted instrument to the Portuguese reality both for the assessment of a global metacognition score and in their two main dimensions, allowing research into the performance in learning and training processes in adults and adolescents.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação PsicológicaRepositório do ISPARibeiro, Rui BártoloSimões, Mário R.Almeida, Leandro da Silva2016-12-19T18:46:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5154porRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológica, 2, 143-159. Doi: 10.21865/RIDEP42_1451135-384810.21865/RIDEP42_145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:58.841322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptation and validation of portuguese version |
title |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
spellingShingle |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa Ribeiro, Rui Bártolo Metacognição Avaliação da metacognição Metacognitive awareness inventory (MAI) Psicometria Validade de critério Metacognition Assessment of metacognition Psychometrics Criterion validity |
title_short |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
title_full |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
title_fullStr |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
title_full_unstemmed |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
title_sort |
Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa |
author |
Ribeiro, Rui Bártolo |
author_facet |
Ribeiro, Rui Bártolo Simões, Mário R. Almeida, Leandro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Mário R. Almeida, Leandro da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rui Bártolo Simões, Mário R. Almeida, Leandro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição Avaliação da metacognição Metacognitive awareness inventory (MAI) Psicometria Validade de critério Metacognition Assessment of metacognition Psychometrics Criterion validity |
topic |
Metacognição Avaliação da metacognição Metacognitive awareness inventory (MAI) Psicometria Validade de critério Metacognition Assessment of metacognition Psychometrics Criterion validity |
description |
O Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994) avalia duas dimensões metacognitivas de natureza geral nos adolescentes e adultos: o conhecimento da cognição, que inclui três subprocessos, e a regulação da cognição, que compreende cinco subprocessos. Neste estudo apresenta-se o processo de tradução e de adaptação do MAI à população portuguesa. A consistência interna nas dimensões conhecimento e regulação da cognição foi 0,82 e 0,90, respetivamente. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória sugerem um fator de segunda ordem com base na correlação dos resultados nas duas dimensões. A subescala conhecimento declarativo apresentou melhor validade relativa ao critério comparativamente com as demais subescalas. O MAI constitui-se um instrumento adaptado à realidade portuguesa, tanto para a avaliação da metacognição no global, como nas suas dimensões principais, permitindo apoiar a investigação relativa ao rendimento em processos de aprendizagem e formação na população adulta e de adolescentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-19T18:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5154 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológica, 2, 143-159. Doi: 10.21865/RIDEP42_145 1135-3848 10.21865/RIDEP42_145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130090410344448 |