A gamificação como meio de cocriação de valor no turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Beatriz Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11873
Resumo: A indústria turística é surpreendentemente dinâmica o que leva os operadores, a uma busca incessante por formas de fazer face à concorrência em qualquer uma das áreas envolvidas. Os desenvolvimentos desta indústria têm sido crescentes e a aposta nacional neste setor acompanha esse crescimento, no entanto, os cenários de crescimento económico para o ano de 2020 dissiparam-se com a nova crise provocada pela mais recente pandemia COVID-19. O presente estudo explora o recurso à gamificação como meio de gerar envolvimento do consumidor, através da criação de guidelines para uma app com vista ao mercado turístico português. As guidelines foram selecionadas com base na opinião de um focus group de 7 elementos, todos investigadores e jogadores assíduos e na recolha de mais de 1000 comentários online a aplicações mobile, populares no mercado turístico. Dos dados recolhidos conclui-se que sugestões, classificações e avaliações são pontos imprescindíveis numa app turística, a pontuação é um mecanismo eficaz na motivação de ações por parte do utilizador, os check-in e o registo de locais visitados é uma funcionalidade preferencial quando associada a um sistema de recompensas. Os resultados mostram ainda, com base nas metodologias referidas, falhas que devem ser evitadas numa app turística com recurso à gamificação.
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