Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012 |
Resumo: | O objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes. |
id |
RCAP_46072b4f5331cab7ecc575b68e8e2a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84582016000200012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantesMuseusmarketing de museuspercepções de gestorespercepções de visitanteexperiência turísticaO objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012Tourism & Management Studies v.12 n.2 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012Gosling,Marlusa de SevilhaSilva,João AlbinoMendes,JúlioCoelho,Mariana de FreitasBrener,Italoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:07Zoai:scielo:S2182-84582016000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:09.407347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
title |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
spellingShingle |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes Gosling,Marlusa de Sevilha Museus marketing de museus percepções de gestores percepções de visitante experiência turística |
title_short |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
title_full |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
title_fullStr |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
title_full_unstemmed |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
title_sort |
Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes |
author |
Gosling,Marlusa de Sevilha |
author_facet |
Gosling,Marlusa de Sevilha Silva,João Albino Mendes,Júlio Coelho,Mariana de Freitas Brener,Italo |
author_role |
author |
author2 |
Silva,João Albino Mendes,Júlio Coelho,Mariana de Freitas Brener,Italo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gosling,Marlusa de Sevilha Silva,João Albino Mendes,Júlio Coelho,Mariana de Freitas Brener,Italo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus marketing de museus percepções de gestores percepções de visitante experiência turística |
topic |
Museus marketing de museus percepções de gestores percepções de visitante experiência turística |
description |
O objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tourism & Management Studies v.12 n.2 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553731312418816 |