Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gosling,Marlusa de Sevilha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva,João Albino, Mendes,Júlio, Coelho,Mariana de Freitas, Brener,Italo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012
Resumo: O objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes.
id RCAP_46072b4f5331cab7ecc575b68e8e2a8b
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84582016000200012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantesMuseusmarketing de museuspercepções de gestorespercepções de visitanteexperiência turísticaO objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012Tourism & Management Studies v.12 n.2 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012Gosling,Marlusa de SevilhaSilva,João AlbinoMendes,JúlioCoelho,Mariana de FreitasBrener,Italoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:07Zoai:scielo:S2182-84582016000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:09.407347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
title Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
spellingShingle Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
Gosling,Marlusa de Sevilha
Museus
marketing de museus
percepções de gestores
percepções de visitante
experiência turística
title_short Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
title_full Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
title_fullStr Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
title_full_unstemmed Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
title_sort Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes
author Gosling,Marlusa de Sevilha
author_facet Gosling,Marlusa de Sevilha
Silva,João Albino
Mendes,Júlio
Coelho,Mariana de Freitas
Brener,Italo
author_role author
author2 Silva,João Albino
Mendes,Júlio
Coelho,Mariana de Freitas
Brener,Italo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gosling,Marlusa de Sevilha
Silva,João Albino
Mendes,Júlio
Coelho,Mariana de Freitas
Brener,Italo
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
marketing de museus
percepções de gestores
percepções de visitante
experiência turística
topic Museus
marketing de museus
percepções de gestores
percepções de visitante
experiência turística
description O objetivo do artigo foi compreender as diferenças entre as percepções de gestores de museus e a experiência dos visitantes. A metodologia foi qualitativa e exploratória e abrangeu três perspectivas diferentes: as diretrizes dos gestores de museus; a opinião geral de visitantes (pré-experiência) e a experiência de visitantes (pós-visita). Dados foram coletados usando entrevistas semi estruturadas com os três grupos, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Como resultados, aponta-se que existem incongruências entre as visões de gestores e dos visitantes. Entrevistados destacaram a falta de interesse em visitar museus e que sua visita foi regida pela influência social e pela curiosidade. Gestores destacaram aspectos distintos que afetam a experiência em museus: a interatividade, a independência dos visitantes, os eventos e programação complementar. Os autores agradecem o apoio da Fapemig e da Capes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582016000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv Tourism & Management Studies v.12 n.2 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553731312418816