Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i1.818RESUMO: Este texto discute em que medida as práticas escolares de visitas a museus podem romper com saberes disciplinares e pedagógicos e incidir sobre a produção de um conhecimento experiencial sobre a história e a memória a ser mobilizado no ensino de história. As práticas de visitas foram analisadas através dos relatos escritos, visuais e orais de um grupo de estudantes de Licenciatura em História, durante seu percurso formativo entre 2005 e 2008. Destacaram-se, em especial, as práticas vivenciadas no Museu do Escravo de Belo Vale, Minas Gerais, e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.PALAVRAS-CHAVE: Visitantes de Museus, Formação de Professores e Ensino de História.ABSTRACT: This text discusses in which measure the school practices of museum visits can break with the disciplinary and pedagogical knowledge and introduce on the production of an experiential knowledge about the history and the memory being mobilized on the teaching of history. The practices of visits were analyzed through the written, visual and oral reports of a group of students from graduation in History during their formative process between 2005 and 2008. Stood out the practices that were lived on the Slave Museum, on Belo Vale, Minas Gerais and on the National Historical Museum on Rio de Janeiro.KEYWORDS: Museum Visitors, Teacher Education and teaching of history.Recebido:04/08/2012     Aceito: 04/08/2012
id UNIBH-1_447643c373e12aed030fe63b3db91f85
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/818
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professoresMuseus, Educação, HistóriaVisitantes de Museus; Formação de Professores; Ensino de História;Museuseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i1.818RESUMO: Este texto discute em que medida as práticas escolares de visitas a museus podem romper com saberes disciplinares e pedagógicos e incidir sobre a produção de um conhecimento experiencial sobre a história e a memória a ser mobilizado no ensino de história. As práticas de visitas foram analisadas através dos relatos escritos, visuais e orais de um grupo de estudantes de Licenciatura em História, durante seu percurso formativo entre 2005 e 2008. Destacaram-se, em especial, as práticas vivenciadas no Museu do Escravo de Belo Vale, Minas Gerais, e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.PALAVRAS-CHAVE: Visitantes de Museus, Formação de Professores e Ensino de História.ABSTRACT: This text discusses in which measure the school practices of museum visits can break with the disciplinary and pedagogical knowledge and introduce on the production of an experiential knowledge about the history and the memory being mobilized on the teaching of history. The practices of visits were analyzed through the written, visual and oral reports of a group of students from graduation in History during their formative process between 2005 and 2008. Stood out the practices that were lived on the Slave Museum, on Belo Vale, Minas Gerais and on the National Historical Museum on Rio de Janeiro.KEYWORDS: Museum Visitors, Teacher Education and teaching of history.Recebido:04/08/2012     Aceito: 04/08/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSeabra, Elizabeth Aparecida Duque2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818e-hum; v. 5, n. 1 (2012): E-HUM; 1-231984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818/471BrasilDireitos autorais 2012 Elizabeth Aparecida Duque Seabrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T03:37:48Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/818Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T03:37:48EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
title Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
spellingShingle Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
Museus, Educação, História
Visitantes de Museus; Formação de Professores; Ensino de História;
Museus
title_short Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
title_full Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
title_fullStr Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
title_full_unstemmed Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
title_sort Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores
author Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
author_facet Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
dc.subject.por.fl_str_mv Museus, Educação, História
Visitantes de Museus; Formação de Professores; Ensino de História;
Museus
topic Museus, Educação, História
Visitantes de Museus; Formação de Professores; Ensino de História;
Museus
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i1.818RESUMO: Este texto discute em que medida as práticas escolares de visitas a museus podem romper com saberes disciplinares e pedagógicos e incidir sobre a produção de um conhecimento experiencial sobre a história e a memória a ser mobilizado no ensino de história. As práticas de visitas foram analisadas através dos relatos escritos, visuais e orais de um grupo de estudantes de Licenciatura em História, durante seu percurso formativo entre 2005 e 2008. Destacaram-se, em especial, as práticas vivenciadas no Museu do Escravo de Belo Vale, Minas Gerais, e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.PALAVRAS-CHAVE: Visitantes de Museus, Formação de Professores e Ensino de História.ABSTRACT: This text discusses in which measure the school practices of museum visits can break with the disciplinary and pedagogical knowledge and introduce on the production of an experiential knowledge about the history and the memory being mobilized on the teaching of history. The practices of visits were analyzed through the written, visual and oral reports of a group of students from graduation in History during their formative process between 2005 and 2008. Stood out the practices that were lived on the Slave Museum, on Belo Vale, Minas Gerais and on the National Historical Museum on Rio de Janeiro.KEYWORDS: Museum Visitors, Teacher Education and teaching of history.Recebido:04/08/2012     Aceito: 04/08/2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/818/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2012 Elizabeth Aparecida Duque Seabra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2012 Elizabeth Aparecida Duque Seabra
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 5, n. 1 (2012): E-HUM; 1-23
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995583492096