A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Joaquim
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8097
Resumo: O autor tenta trazer à luz a relevância educativa da iniciação das nossas crianças ao processo experimental desde tenra idade. Reflectindo sobre a natureza da abordagem experimental, critica algumas concepções e práticas que, do seu ponto de vista, fazem das Ciências algo pouco relevante para as crianças. Em contraponto, reportando-se à sua experiência de intervenção e investigação com turmas de crianças do jardim de infância e 1º ciclo, preconiza uma abordagem experimental das Ciências que põe a ênfase nos processos de construção do conhecimento e na qualidade do pensamento reflexivo em contexto social de comunicação e cooperação. Sustenta que todo este processo depende de uma forte intencionalidade pedagógica do adulto e das suas competências de estimulação do pensamento e acção. Conclui argumentando que o processo experimental é particularmente fecundo na faixa etária dos 4/5 aos 11/12 anos em termos de optimizar a aprendizagem e desenvolvimento.
id RCAP_461b2e57015c4c07f0fe4de510ff62b8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintesAbordagem experimental das ciênciasRelevância educativa1º ciclo do ensino básicoJardim de infânciaPensamento e acção da criançaOptimizar a aprendizagem e o desenvolvimentoO autor tenta trazer à luz a relevância educativa da iniciação das nossas crianças ao processo experimental desde tenra idade. Reflectindo sobre a natureza da abordagem experimental, critica algumas concepções e práticas que, do seu ponto de vista, fazem das Ciências algo pouco relevante para as crianças. Em contraponto, reportando-se à sua experiência de intervenção e investigação com turmas de crianças do jardim de infância e 1º ciclo, preconiza uma abordagem experimental das Ciências que põe a ênfase nos processos de construção do conhecimento e na qualidade do pensamento reflexivo em contexto social de comunicação e cooperação. Sustenta que todo este processo depende de uma forte intencionalidade pedagógica do adulto e das suas competências de estimulação do pensamento e acção. Conclui argumentando que o processo experimental é particularmente fecundo na faixa etária dos 4/5 aos 11/12 anos em termos de optimizar a aprendizagem e desenvolvimento.The author attempts to reveal the educational relevance of initiating our children from an early age to the experimental process. Reflecting on the nature of the experimental approach, he criticises some conceptions and practices which, from his point of view, turn Science into a subject of little relevance for children. In counterpoint, he refers to his experience of intervention and research with Infant and Junior school classes, and suggests an experimental approach to science which emphasises knowledge-building processes and the quality of reflective thinking within a social context of communication and cooperation. He argues that this whole process depends upon the teacher’s clear educational purpose and skill in stimulating thought and action. The author concludes by arguing that the experimental process is especially fruitful for children in the 4/5 to 11/12 years old range, in terms of optimizing learning and development.Ministério da Educação. Instituto de Inovação EducacionalUniversidade do MinhoSá, Joaquim20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8097por"Inovação". 0871-2212. 13:1 (2000) 57-67.0871-2212info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:24.996278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
title A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
spellingShingle A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
Sá, Joaquim
Abordagem experimental das ciências
Relevância educativa
1º ciclo do ensino básico
Jardim de infância
Pensamento e acção da criança
Optimizar a aprendizagem e o desenvolvimento
title_short A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
title_full A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
title_fullStr A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
title_full_unstemmed A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
title_sort A abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
author Sá, Joaquim
author_facet Sá, Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem experimental das ciências
Relevância educativa
1º ciclo do ensino básico
Jardim de infância
Pensamento e acção da criança
Optimizar a aprendizagem e o desenvolvimento
topic Abordagem experimental das ciências
Relevância educativa
1º ciclo do ensino básico
Jardim de infância
Pensamento e acção da criança
Optimizar a aprendizagem e o desenvolvimento
description O autor tenta trazer à luz a relevância educativa da iniciação das nossas crianças ao processo experimental desde tenra idade. Reflectindo sobre a natureza da abordagem experimental, critica algumas concepções e práticas que, do seu ponto de vista, fazem das Ciências algo pouco relevante para as crianças. Em contraponto, reportando-se à sua experiência de intervenção e investigação com turmas de crianças do jardim de infância e 1º ciclo, preconiza uma abordagem experimental das Ciências que põe a ênfase nos processos de construção do conhecimento e na qualidade do pensamento reflexivo em contexto social de comunicação e cooperação. Sustenta que todo este processo depende de uma forte intencionalidade pedagógica do adulto e das suas competências de estimulação do pensamento e acção. Conclui argumentando que o processo experimental é particularmente fecundo na faixa etária dos 4/5 aos 11/12 anos em termos de optimizar a aprendizagem e desenvolvimento.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8097
url http://hdl.handle.net/1822/8097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Inovação". 0871-2212. 13:1 (2000) 57-67.
0871-2212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132399548760064