Brincar: a essência da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23135 |
Resumo: | O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa 1 para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, correspondendo a uma análise reflexiva de dimensões da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de jardim de infância. Este documento divide-se, essencialmente, em três partes. Na primeira parte é apresentada a contextualização do itinerário formativo, nomeadamente a caraterização da instituição e do grupo, e termina com a análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte relaciona-se com o enquadramento teórico da problemática selecionada. A terceira parte diz respeito à descrição e análise crítico-reflexiva de um exercício de investigação que teve como foco principal escutar a voz das crianças, com o intuito de compreender as suas perspetivas acerca do brincar. Este estudo foi realizado com recurso à abordagem de mosaico (Clark & Moss, 2001). |
id |
RCAP_d1ecd1da980c8950c5a52c642b08ce50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar: a essência da infânciaJardim de InfânciaBrincarAbordagem de MosaicoO presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa 1 para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, correspondendo a uma análise reflexiva de dimensões da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de jardim de infância. Este documento divide-se, essencialmente, em três partes. Na primeira parte é apresentada a contextualização do itinerário formativo, nomeadamente a caraterização da instituição e do grupo, e termina com a análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte relaciona-se com o enquadramento teórico da problemática selecionada. A terceira parte diz respeito à descrição e análise crítico-reflexiva de um exercício de investigação que teve como foco principal escutar a voz das crianças, com o intuito de compreender as suas perspetivas acerca do brincar. Este estudo foi realizado com recurso à abordagem de mosaico (Clark & Moss, 2001).Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumMarques, Vanessa Alexandra Rodrigues2018-06-20T11:23:13Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23135201925303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.585921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar: a essência da infância |
title |
Brincar: a essência da infância |
spellingShingle |
Brincar: a essência da infância Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues Jardim de Infância Brincar Abordagem de Mosaico |
title_short |
Brincar: a essência da infância |
title_full |
Brincar: a essência da infância |
title_fullStr |
Brincar: a essência da infância |
title_full_unstemmed |
Brincar: a essência da infância |
title_sort |
Brincar: a essência da infância |
author |
Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues |
author_facet |
Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Brincar Abordagem de Mosaico |
topic |
Jardim de Infância Brincar Abordagem de Mosaico |
description |
O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa 1 para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, correspondendo a uma análise reflexiva de dimensões da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de jardim de infância. Este documento divide-se, essencialmente, em três partes. Na primeira parte é apresentada a contextualização do itinerário formativo, nomeadamente a caraterização da instituição e do grupo, e termina com a análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte relaciona-se com o enquadramento teórico da problemática selecionada. A terceira parte diz respeito à descrição e análise crítico-reflexiva de um exercício de investigação que teve como foco principal escutar a voz das crianças, com o intuito de compreender as suas perspetivas acerca do brincar. Este estudo foi realizado com recurso à abordagem de mosaico (Clark & Moss, 2001). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20T11:23:13Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23135 201925303 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23135 |
identifier_str_mv |
201925303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130025984786432 |