definição de imagem e conteudos de aplicação de reabilitação social para autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Daniela Fernandes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35561
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling definição de imagem e conteudos de aplicação de reabilitação social para autismoAutismoRealidade VirtualDesign de InterfacesInteraçãoUsabilidadeDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAs Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) são caracterizadas por défices de interação social e de comunicação, e pelos comportamentos repetitivos e estereotipados. Atualmente ainda não existe cura para o autismo, o que faz com que o desenvolvimento de terapias para a reabilitação de competências sociais nesta população tenha cada vez maior importância. A realidade virtual permite a simulação de ambientes quotidianos, estabelecendo oportunidades de aprendizagem de competências de um forma segura e controlada, sem os riscos que o mundo real pode apresentar. Os ambientes podem ser manipulados e simplificados a um nível tolerável para cada utilizador, possibilitando o treino dessas aprendizagens de forma individual. Representa por isso uma forte motivação para aplicação desta tecnologia nestes indivíduos. O Design de Interfaces assume algum protagonismo em qualquer sistema/produto que exija a interação por parte do utilizador. O interface de um produto/sistema é o mediador da “conversa entre o homem e a máquina. Se um sistema/produto estiver muito bem desenvolvido ao nível da engenharia mas o seu interface não respeitar as necessidades do utilizador, a realização de tarefas pode estar comprometida e dessa forma o projeto fracassar. O mais importante no desenvolvimento de um interface é conhecer quem o vai usar, quais as suas necessidades, para que precisa do sistema, o que espera obter daí e se as tarefas são desempenhadas com satisfação. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da linguagem gráfica e do sistema de navegação para uma aplicação de reabilitação de competências sociais em doentes com autismo. Procurou-se conhecer detalhadamente as necessidades destes utilizadores: as suas características e quais as suas expectativas e objetivos, e desenvolver os conteúdos de forma a que a interação e a aprendizagem sejam bem sucedidas.The Austism Spectrum Disorders (ASD) are characterized by deficits on social interaction, deficits on social communication and by restrict and repetitive behavior. There is no cure for autism, which makes the development of therapies to rehabilitation of social skills in this group have increasing importance. Virtual Reality allows the simulation of real environments providing the opportunity for learning skills safely, without the risks that the real world can present. The environments can be manipulated and simplified to each user, making possible the training of these skills individually, representing a strong motivation to apply these technology on these people. Interface Design has the main role at any system/product who asks for the user’s interaction. The interface of a system is the conversation “mediator between man and machine. If a system/product is well developed in engineering terms but his interface doesn’t follow the user’s needs, performing tasks can be compromised and the project fails. When developing an interface, the most important thing is to know the user, his needs, what he wants, what he expects and if the tasks are successfully performed. This thesis aims for the development of the graphic language and navigation system for an application of rehabilitation of social skills of people with autism. The users’ needs were explored in detail: who they are and what are their expectations and goals, in way to make interaction and learning well succeed.2013-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35561http://hdl.handle.net/10316/35561TID:201537508porOliveira, Sara Daniela Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:17:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:28.438114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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