Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira,Rosângela Florczak de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008
Resumo: Discutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica.
id RCAP_461e199b226f7abbaf6dabc07121592f
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-54622018000200008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizaçõesComunicaçãocomunicação organizacionalcomunicação estratégicaorganizaçõesDiscutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2018-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008Media & Jornalismo v.18 n.33 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008Scrofernenker,Cleusa Maria AndradeOliveira,Rosângela Florczak deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:34:58ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
title Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
spellingShingle Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade
Comunicação
comunicação organizacional
comunicação estratégica
organizações
title_short Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
title_full Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
title_fullStr Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
title_full_unstemmed Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
title_sort Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
author Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade
author_facet Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade
Oliveira,Rosângela Florczak de
author_role author
author2 Oliveira,Rosângela Florczak de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade
Oliveira,Rosângela Florczak de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
comunicação organizacional
comunicação estratégica
organizações
topic Comunicação
comunicação organizacional
comunicação estratégica
organizações
description Discutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Media & Jornalismo v.18 n.33 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304475183087616