Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9511 |
Resumo: | Este estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolar |
id |
RCAP_4633ab8e2688a449ac376eaacf311bdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de TucuruíPDDEConselho EscolarGestão EscolarGestão DemocráticaSchool boardSchool managementDemocratic managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolarThis study deals with the understanding of the development of PDDE in the perspective of democratic management, conducted in two public schools in the municipality of Tucuruí, State of Pará, aiming to understand the functioning of the two schools management, as the participation of school boards management of financial resources and what contribution this program has given to the democratic management process school. This is a quatitativa research, case study format, where they resorted to data collection tools, analysis of laws and resolutions and the interviews that were conducted with the directors and coordinators of the selected schools and members of School boards. The purpose of this study is to understand how and what are the paths taken by educational institutions to develop programs implemented by the federal government with a direct influence on school management. This research was commissioned to clarify the operation of the board and their contribution to the school management, the performance of its participants, as decisions are made on the implementation of resources and if you can hold a democratic management in the face of many challenges. As a result of this research we found that the board and the school management develop government programs considering the principles of democratic management. The schools surveyed have shown by their actions that adopt democratic educational practice in their daily school lifeInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCardoso, Fernando JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinheiro, Sheyla Cristina Braz2017-02-03T15:12:48Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9511TID:201614057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:06.561768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
title |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
spellingShingle |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí Pinheiro, Sheyla Cristina Braz PDDE Conselho Escolar Gestão Escolar Gestão Democrática School board School management Democratic management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
title_full |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
title_fullStr |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
title_sort |
Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí |
author |
Pinheiro, Sheyla Cristina Braz |
author_facet |
Pinheiro, Sheyla Cristina Braz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Fernando José Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Sheyla Cristina Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PDDE Conselho Escolar Gestão Escolar Gestão Democrática School board School management Democratic management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
PDDE Conselho Escolar Gestão Escolar Gestão Democrática School board School management Democratic management Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-03T15:12:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9511 TID:201614057 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9511 |
identifier_str_mv |
TID:201614057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131396811259904 |