Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Sheyla Cristina Braz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9511
Resumo: Este estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolar
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