A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3088 |
Resumo: | É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador. |
id |
RCAP_4642b3c9bb329a2980f34d152e67146c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de LeiriaComércioMercadosInvestimentoEstratégiaNegóciosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoÉ difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.Ferreira, Vítor Hugo SantosIC-OnlineCruz, Manuel Carreira Bernardes da2018-03-12T11:43:35Z2015-12-212015-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3088TID:201877414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:17.165432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
title |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
spellingShingle |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria Cruz, Manuel Carreira Bernardes da Comércio Mercados Investimento Estratégia Negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
title_full |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
title_fullStr |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
title_full_unstemmed |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
title_sort |
A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria |
author |
Cruz, Manuel Carreira Bernardes da |
author_facet |
Cruz, Manuel Carreira Bernardes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Vítor Hugo Santos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Manuel Carreira Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Mercados Investimento Estratégia Negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comércio Mercados Investimento Estratégia Negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 2015-12-21T00:00:00Z 2018-03-12T11:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3088 TID:201877414 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3088 |
identifier_str_mv |
TID:201877414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136967318831104 |