A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Manuel Carreira Bernardes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3088
Resumo: É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.
id RCAP_4642b3c9bb329a2980f34d152e67146c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de LeiriaComércioMercadosInvestimentoEstratégiaNegóciosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoÉ difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.Ferreira, Vítor Hugo SantosIC-OnlineCruz, Manuel Carreira Bernardes da2018-03-12T11:43:35Z2015-12-212015-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3088TID:201877414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:17.165432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
title A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
spellingShingle A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
Cruz, Manuel Carreira Bernardes da
Comércio
Mercados
Investimento
Estratégia
Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
title_full A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
title_fullStr A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
title_full_unstemmed A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
title_sort A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria
author Cruz, Manuel Carreira Bernardes da
author_facet Cruz, Manuel Carreira Bernardes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Vítor Hugo Santos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Manuel Carreira Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio
Mercados
Investimento
Estratégia
Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comércio
Mercados
Investimento
Estratégia
Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
2015-12-21T00:00:00Z
2018-03-12T11:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3088
TID:201877414
url http://hdl.handle.net/10400.8/3088
identifier_str_mv TID:201877414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136967318831104