Transformando a planificação pedagógica : um estudo em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina de Fátima Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24100
Resumo: Este estudo situa-se no âmbito da Pedagogia da Infância e foca-se no estudo da transformação das práticas educativas em sala de atividades, especificamente na transformação da planificação educativa. Estuda portanto a evolução da planificação numa sala de creche, onde se pratica a Pedagogia-em-Participação. “A Pedagogia-em- Participação é a perspetiva educativa da Associação Criança que se enraíza na família de pedagogias participativas” (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2013b, p. 10). Esta pedagogia defende o respeito por todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo, reconhecendo tanto na criança como no adulto a sua agência, competência e participação. Neste estudo procura-se compreender a evolução da planificação do ponto de vista das conquistas de desenvolvimento profissional da educadora e dos benefícios para as crianças. Do ponto de vista metodológico este estudo situa-se no paradigma qualitativo através de uma investigação-ação (Máximo-Esteves, 2008) uma vez que visa a produção de conhecimento sobre o desenvolvimento profissional (Amado & Cardoso, 2013). Utiliza como método de recolha de dados a documentação de ação pedagógica (planificações pedagógicas, ‘cadernos pessoais’ da educadora e portfolios de aprendizagem das crianças) e como forma de estudo de dados a análise reflexiva da documentação. Neste estudo a ética profissional está salvaguardada pela confidencialidade e o anonimato das crianças presentes no estudo, pelo anonimato e consentimento informado dos seus encarregados de educação, assim como, da instituição onde o estudo se desenvolveu. Verifica-se com este estudo que a consecução de uma planificação cuidada e reflexiva contribui para as melhorias educativas, que por sua vez, poderão ter impacto na aprendizagem das crianças. Este estudo poderá contribuir para a reflexão de outros profissionais da educação de infância a trabalhar em contexto de creche.
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