Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3098 |
Resumo: | O artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. |
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Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de MoçambiqueEducação de infância - Província do Niassa (Moçambique)Prática pedagógica -- planificação -- estratégiasO artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo.2022-03-23T12:42:51Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3098pordoi: 10.24140/issn.1645-7250.rle54.07Craveiro, ClaraPinheiro, AnaMedeiros, PaulaSilva, Brigiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:26Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:46.082969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. |
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