Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vale, Isabel, Palhares, Pedro
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3846
Resumo: Este artigo refere-se a um estudo desenvolvido com 54 alunos do 6.º ano de escolaridade. O principal objectivo passava por analisar o seu desempenho na resolução de tarefas que envolviam a generalização de padrões visuais. De forma a compreender este problema centramo-nos nas seguintes temáticas: tipo de estratégias de generalização utilizadas; dificuldades que emergiram do seu trabalho; e o papel da visualização no seu raciocínio. Neste artigo são apresentados alguns resultados relativos à implementação de duas tarefas. ABSTRACT: This paper refers to a study developed with fifty-four 6th grade students. The main goal was to analyse their performance when solving tasks involving the generalization of visual/figural patterns. In order to better understand this problem we focussed on the following features: type of generalization strategies used; difficulties that emerged from students’ work; and the role played by visualization on their reasoning. On this paper we present some results related to the implementation of two tasks.
id RCAP_46501fa56287db64234e1cc3e5877aea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra studentsPadrõesGeneralizaçãoVisualizaçãoPatternsGeneralizationVisualizationEste artigo refere-se a um estudo desenvolvido com 54 alunos do 6.º ano de escolaridade. O principal objectivo passava por analisar o seu desempenho na resolução de tarefas que envolviam a generalização de padrões visuais. De forma a compreender este problema centramo-nos nas seguintes temáticas: tipo de estratégias de generalização utilizadas; dificuldades que emergiram do seu trabalho; e o papel da visualização no seu raciocínio. Neste artigo são apresentados alguns resultados relativos à implementação de duas tarefas. ABSTRACT: This paper refers to a study developed with fifty-four 6th grade students. The main goal was to analyse their performance when solving tasks involving the generalization of visual/figural patterns. In order to better understand this problem we focussed on the following features: type of generalization strategies used; difficulties that emerged from students’ work; and the role played by visualization on their reasoning. On this paper we present some results related to the implementation of two tasks.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo2024-01-17T15:49:50Z2009-01-01T00:00:00Z20092023-12-30T18:53:38Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3846eng978-989-95980-4-1Barbosa, AnaVale, IsabelPalhares, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:11:22Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:11:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
title Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
spellingShingle Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
Barbosa, Ana
Padrões
Generalização
Visualização
Patterns
Generalization
Visualization
title_short Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
title_full Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
title_fullStr Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
title_full_unstemmed Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
title_sort Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Palhares, Pedro
author_role author
author2 Vale, Isabel
Palhares, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Palhares, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Generalização
Visualização
Patterns
Generalization
Visualization
topic Padrões
Generalização
Visualização
Patterns
Generalization
Visualization
description Este artigo refere-se a um estudo desenvolvido com 54 alunos do 6.º ano de escolaridade. O principal objectivo passava por analisar o seu desempenho na resolução de tarefas que envolviam a generalização de padrões visuais. De forma a compreender este problema centramo-nos nas seguintes temáticas: tipo de estratégias de generalização utilizadas; dificuldades que emergiram do seu trabalho; e o papel da visualização no seu raciocínio. Neste artigo são apresentados alguns resultados relativos à implementação de duas tarefas. ABSTRACT: This paper refers to a study developed with fifty-four 6th grade students. The main goal was to analyse their performance when solving tasks involving the generalization of visual/figural patterns. In order to better understand this problem we focussed on the following features: type of generalization strategies used; difficulties that emerged from students’ work; and the role played by visualization on their reasoning. On this paper we present some results related to the implementation of two tasks.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2023-12-30T18:53:38Z
2024-01-17T15:49:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3846
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3846
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95980-4-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543266839560192