Cidadania e participação: o papel dos jovens no planeamento territorial local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Susana Maria Esteves Milho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25329
Resumo: A presente dissertação constitui um trabalho de investigação e análise, em torno da cidadania dos jovens em contextos decisórios de gestão e planeamento territorial, ao nível local. O principal fio condutor ao longo da dissertação, centra-se na reflexão crítica sobre a realidade atual e sobre que papel podem os jovens vir a desempenhar, sobretudo na reversão das tendências não participativas e no impulso que poderão dar à cidadania ativa, hoje e no futuro. O documento pretende refletir sobre os principais benefícios e potencialidades da participação ativa dos jovens nos processos de decisão relacionados com as políticas públicas, mas também sobre os obstáculos e desafios, que a concretização de tal envolvimento representa. Partindo da premissa de base, de que os jovens não participam nas decisões sobre o território porque ainda não existe uma metodologia específica e porque ainda não houve adequação dos processos para o seu eficaz envolvimento, foi analisado um conjunto de experiências e iniciativas de envolvimento de jovens em processos participativos. Foi possível identificar diferentes abordagens metodológicas de integração da componente de participação dos jovens nos processos de planeamento do território e refletir sobre que papéis poderão desempenhar e que contributos poderão os jovens dar neste contexto, apresentando possíveis pistas de como as levar à prática, à escala local. Com base no conjunto de reflexões e aprendizagens desenvolvidas, foi possível concluir que existem formas de potenciar e valorizar o contributo dos jovens que terão de passar pela integração destas preocupações na agenda local mas também nacional, da política pública para a juventude e também para o ordenamento do território, mas sobretudo, pela mudança na forma como se pensa e ‘faz’ hoje participação.
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