A participação das crianças no planeamento do território: o projeto À Procura do Meu Lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Desiree de Jesus Vieira Poço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35623
Resumo: Este trabalho de investigação tem por objetivo examinar a prática participativa na elaboração de instrumentos de gestão territorial, com especial enfoque na participação de crianças. A revisão de literatura e a busca de referências de casos de participação cidadã com crianças pretende motivar uma reflexão sobre os benefícios e potencialidades da incorporação destas práticas nos processos de planeamento urbano, nomeadamente nos municípios portugueses Em seguida é apresentada uma metodologia para incentivar a participação de crianças, aplicada no Município de Valongo no âmbito da Segunda revisão do Plano Diretor Municipal, e seus resultados são avaliados em comparação com a literatura. Três pontos principais fundamentam este trabalho: i) Investigação de conceitos e práticas de participação pública que envolvem as crianças no planeamento do território; ii) Desenvolver e aplicar um método para promover o envolvimento das crianças na revisão de um Plano Director Municipal em Portugal; iii) Analisar e refletir sobre como a participação das crianças no ordenamento do território contribui para o processo de planeamento. Pretende-se que os resultados aqui apresentados sirvam para motivar a reflexão sobre os potenciais benefícios de envolver as crianças nos processos de planeamento para aumentar a resiliência e a inclusão territorial.
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