Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4748 |
Resumo: | A Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade excessiva. O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à nossa realidade. Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE. Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões, de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula. |
id |
RCAP_465c9585be34ba6c0754a76e2df56e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolarDesenvolvimento psicológicoActivação do desenvolvimentoDéfice de atençãoHiperactividadeDificuldades de aprendizagemA Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade excessiva. O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à nossa realidade. Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE. Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões, de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula.Attention Deficit and Hyperactivity Disorder shows a variety of symptoms. It appears during childhood and is characterised by a great difficulty in paying attention, impulsive reactions and excessive hyperactivity. Over the years, many investigators have been interested in studying this subject. However, the majority of the studies made are from a medical point of view, whilst the pedagogical and educational perspective has been poorly explored, especially where it concerns our own reality. With school integration, the school as an institution must be more specialised, the teachers’ initial and continuous formation must be able to give answers that allow a promising approach to the activation of the psychological development of the Special Needs (NEE) child. With this investigation, we propose to answer some of the many questions, amongst which: what level of information teachers of the “1º and 2º Ciclos” (Portuguese primary school levels) detain; which difficulties the teachers face when teaching classes which have children with Hyperactivity and Short Attention Span Disorder and how efficient the methods and strategies used really are. The results obtained allow us to conclude that, facing this problem; the initial and continuous teachers’ formation is insufficient to gain a positive performance. The number of school psychologists is reduced comparatively to the need to constitute multidisciplinary teams for the adequate support/ help these children effectively need. Generally speaking, the school web, in what concerns Hyperactivity and Short Attention Span Disorder, is unable to adequately respond to these children’s needs, the integration is limited to the insertion of these children/students in a common classroom.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:15:28Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4748porFernandes, Elsa Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:44Zoai:ria.ua.pt:10773/4748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:37.838318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
title |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
spellingShingle |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar Fernandes, Elsa Vilar Desenvolvimento psicológico Activação do desenvolvimento Défice de atenção Hiperactividade Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
title_full |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
title_fullStr |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
title_sort |
Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar |
author |
Fernandes, Elsa Vilar |
author_facet |
Fernandes, Elsa Vilar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elsa Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento psicológico Activação do desenvolvimento Défice de atenção Hiperactividade Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Desenvolvimento psicológico Activação do desenvolvimento Défice de atenção Hiperactividade Dificuldades de aprendizagem |
description |
A Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade excessiva. O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à nossa realidade. Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE. Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões, de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-12-27T15:15:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4748 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137474630385664 |