Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elsa Vilar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4748
Resumo: A Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade excessiva. O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à nossa realidade. Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE. Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões, de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula.
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