Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Célio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nata, Ana, Manso, António, Araújo, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092
Resumo: Os cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise.  Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.   
id RCAP_466b21672e4e5af9b99d01f358713633
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAUPromoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAUArtigosOs cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise.  Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.   Online courses, due to their growing demand, have been increasingly addressed in recent decades, especially from 2019 onwards. In this context, this article aims to describe and analyze the results associated with two MOOCs (Massive Open Online Courses) developed by the Laboratory of Pedagogical Innovation and Distance Education of the Polytechnic Institute of Tomar (LIED). It starts by presenting some reflections on the framework of the MOOCs, analyzing their advantages, and placing them in the context of distance education accessible to large audiences. Next, the vision and objectives of the NAU platform in which the two MOOCs under analysis are hosted are described. This is followed by a description of the strategy adopted in the creation of the MOOCs, as well as the objectives, structure and analysis of the results arising from the first edition of each MOOC. The experience carried out helped to understand some needs on the part of participants, such as the assignment of ECTS or the provision of complementary text-based content. New MOOCs are in the process of creation and others are also planned for 2023. It is internally recognized the positive impact that MOOCs have in the dissemination of the teaching that is carried out in the IPT, but also as resources that can be accessed by students for knowledge levelling.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092por2182-9608Marques, CélioNata, AnaManso, AntónioAraújo, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.531046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
title Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
spellingShingle Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
Marques, Célio
Artigos
title_short Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
title_full Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
title_fullStr Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
title_full_unstemmed Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
title_sort Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
author Marques, Célio
author_facet Marques, Célio
Nata, Ana
Manso, António
Araújo, Inês
author_role author
author2 Nata, Ana
Manso, António
Araújo, Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Célio
Nata, Ana
Manso, António
Araújo, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Os cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise.  Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752267321344