Relacionamentos empresariais entre produtores e prescritores no contexto da indústria farmacêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26582 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Relacionamentos empresariais entre produtores e prescritores no contexto da indústria farmacêuticadesenvolvimento de relacionamentos empresariaisjornada do prescritormarketing farmacêuticopandemia de COVID-19indústria farmacêutica portuguesaBusiness relationship developmentprescriber journeypharmaceutical marketingCOVID-19 pandemicPortuguese pharmaceutical industryMestrado Bolonha em MarketingCom o surgimento da pandemia provocada pela COVID-19, a indústria farmacêutica foi forçada a reinventar a forma como interage com os seus stakeholders. Uma vez que os médicos constituem o principal stakeholder das farmacêuticas, é fundamental que estas consigam adaptar as suas estratégias de marketing às novas necessidades e desejos dos profissionais de saúde. Assim, este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolve o relacionamento entre as farmacêuticas e os prescritores no contexto da indústria farmacêutica portuguesa. A investigação foi conduzida através de uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório com recurso a uma estratégia de estudo de caso múltiplo. Os 10 casos são suportados por 10 entrevistas one-to-one e semiestruturadas, realizadas a médicos de diferentes especialidades. A análise dos casos é realizada numa perspetiva within-case e cross-case. Os resultados obtidos permitem concluir que o principal papel das farmacêuticas é o de formar e informar os prescritores, sendo este o fator mais valorizado pelos mesmos. A pandemia demonstrou não ter influência na jornada do prescritor, porém, parece influenciar o desenvolvimento do relacionamento com as farmacêuticas em várias fases do processo. Por fim, é possível compreender que a jornada do prescritor é principalmente influenciada pela especialidade médica do mesmo, enquanto o relacionamento com o delegado é influenciado pelo contexto de trabalho. Cada especialidade médica tem particularidades que se refletem no desenvolvimento do relacionamento entre as farmacêuticas e os prescritores e, portanto, o presente estudo suporta a posterior execução de estratégias diferenciadas para cada especialidade por parte das farmacêuticas.Throughout the COVID-19 pandemic unfolding, the pharmaceutical industry was forced to redesign the way they interact with their stakeholders. Since physicians are pharmaceutical companies’ main stakeholder, it is crucial to adapt their marketing strategies to the new needs and desires of health professionals. Thus, this study aims to understand how the relationship between pharmaceutical companies and prescribers develops in the context of the Portuguese pharmaceutical industry. This research was conducted through a qualitative and exploratory approach using a multiple case study. The 10 cases are supported by ten one-to-one, semi-structured interviews with physicians from different medical fields. The analysis of the cases is carried out in a within-case and cross-case perspective. The results show that the main role of the pharmaceutical companies is to train and inform the prescribers, this being the factor most valued by them. The pandemic has shown to have no influence on the prescriber’s journey. However, it does appear to influence pharmaceutical companies at the various stages of the process. Finally, it can be understood that the prescriber’s journey is mainly influenced by their medical fields, while the relationship with the pharmaceutical companies seems to be influenced by the work context. Considering that each medical field has particularities that are reflected in the development of the relationship between prescribers and pharmaceutical companies, the present research supports the subsequent implementation of differentiated strategies by pharmaceutical companies.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José NovaisRepositório da Universidade de LisboaRebelo, Joana dos Anjos2022-12-26T18:18:08Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26582porRebelo, Joana dos Anjos (2022). "Relacionamentos empresariais entre produtores e prescritores no contexto da indústria farmacêutica". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:12.511287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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